09/02/2017 14h25 - Atualizado em 09/02/2017 14h37

Santa Fé do Sul / CADE dá sinal verde e JBS poderá renegociar acordos e reabrir unidade de Santa Fé

Nova reunião nesta quinta feira mostra que CADE aceita rever condições e exigências de funcionamento do JBS em Santa Fé do Sul.

Terminou agora pouco mais uma reunião dos representantes santafessulense, o deputado federal Fausto Pinato e o Presidente do CADE, Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo na capital federal, Brasília.

O presidente da Câmara de Santa Fé do Sul, que continua em Brasília participando das reuniões para buscar solução de reabertura do frigorifico JBS acabou de informar que conseguiram a flexibilidade com o CADE para que os diretores da empresa voltem a funcionar na cidade de Santa Fé do Sul.

Marcelo também confirmou que já aconteceu uma importante reunião entre os auditores do CADE e JBS. Segundo o presidente o CADE pediu para que o JBS envie a petição até segunda feira (13) para ser votado e dar andamento a reabertura, porém agora só cabe ao JBS tomar a decisão de renegociar os acordos.

Na reunião de segunda feira na sede do JBS os diretores disseram, segundo Marcelo Favaleça que, se o CADE tornasse flexível eles reabririam. “O CADE deu as condições e agora estamos aguardando o JBS, estamos muito confiantes”, disse.

O deputado federal Fausto Pinato (PP) esteve à frente das reuniões, tanto em São Paulo quanto em Brasília, e se mostrou firme nas reivindicações ponderando a necessidade do frigorifico manter os serviços garantindo o emprego de mais de seiscentas pessoas, lembrou o presidente do legislativo santafessulense.

Pinato disse também que o fechamento do JBS poderia ser evitado no final do ano passado, se os diretores tivessem tornado público as dificuldades apresentadas, mas as reuniões realizadas nesta semana deram esperança do frigorifico voltar a funcionar. “Se tivessem nos procurados tenho a certeza que evitaríamos o fechamento, agora com o CADE abrindo as portas para renegociação, vai cair as máscaras e a verdade virá a tona”, desabafou fausto que disse que se o JBS entender que deve diminuir as metas de abates, assim diminuindo o número de empregos, é compreensível, mas é preciso manter na proporção da produção as vagas de empregos.

Fausto ressaltou que o JBS tem até terça feira (14) para provocar o CADE e fazer novas reivindicações que serão votadas pelo Conselho. O CADE já adiantou que vai ponderar com responsabilidade todos os argumentos da empresa.

A assessoria do Prefeito Ademir informou que que ele deixou a reunião há poucos instantes, em Brasília e que após dias de luta na tentativa de reverter o fechamento da unidade do frigorífico JBS em Santa Fé do Sul, o anunciou a disponibilidade do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em flexibilizar para atender as necessidades do JBS.

O prefeito disse que “a  reabertura da unidade só dependerá da empresa, pois o CADE já abriu as portas e disse aguardar o posicionamento oficialmente do JBS até segunda-feira.  "Tivemos mais uma vitória nesta luta. Com a força política que mostramos, estamos caminhando para uma possível solução sobre o fechamento do frigorífico em Santa Fé. Agora depende deles. Estamos muito esperançosos. Agradeço o Fausto que foi determinante na articulação dessas audiências, também agradeço a câmara de vereadores e os deputados estaduais Carlãoo Pignatari e Itamar Borges pelo empenho na causa".