02/09/2014 16h42 - Atualizado em 02/09/2014 16h51

Santa Fé do Sul / CRADAD possibilitará a recuperação e reinserção de viciados

Centro vai monitorar famílias para recuperar viciados

O Governo Municipal de Santa Fé do Sul inaugurou nesta terça feira (2) a sede do CRADAD – Centro de Referência e Apoio aos Dependentes de Álcool e Drogas que funciona na Rua Perimetral Oeste e que irá servir para encaminhar pacientes, quando necessário, para uma internação nas vinte clinicas terapêuticas que são parceiras do Centro.

O Juiz e diretor do Fórum de Santa Fé do Sul, José Gilberto Alves Braga Junior disse que esse trabalho representa a possibilidade de reinserção dessas pessoas que infelizmente adotaram esse meio de vida. O doutor Braga disse que o poder Judiciário e os Juízes são preparados para punir os usuários, os traficantes, o dependente químico e todos aqueles que vivem esse tipo de problema com os vícios com drogas e que os representantes da Justiça não têm esse preparo para a reinserção de pessoas e com a criação do CRADAD, fica demonstrado que existe essa possibilidade e que é possível recuperar pessoas que são dependentes de drogas e assim mudar o destino da vida dessas pessoas que um dia foi considerado desacreditado pela sociedade e que recuperado pode conviver socialmente normalmente.

Como exemplo, doutor Braga citou o caso do santafessulense Telemaco de Albuquerque Mendes que deu um depoimento emocionante da sua recuperação e que hoje é um dos monitores do CRADAD e que exerce uma função importante na recuperação de vidas na cidade de Santa Fé do Sul.

A vice-prefeita Elena Rosa que idealizou o projeto, disse que o regime no CRADAD não é de internação e sim de orientação às famílias e aos dependentes de drogas com acompanhamentos e realização de atividades multidisciplinares com Palestras com Psicólogos, Assistente Social e um Médico que quando necessário estará prescrevendo a medicação.

Na chácara onde funciona o Centro também estão instalado Tanques para criação de peixes e uma área para produção de hortaliças que serão manipulados pelos pacientes no período em que estão sendo monitorados pelo programa que também tem no quadro de funcionários um Técnico Agrícola.

O CRADAD funciona com uma rede de atendimento que envolve várias secretarias municipais, como Saúde, Social, Guarda Civil Municipal, Policia Militar, Policia Civil e a comunidade.