23/04/2018 18h58 - Atualizado em 23/04/2018 18h58

Santa Fé do Sul / Campanha de Vacinação contra a Gripe inicia com 04 casos confirmados na cidade

Todas as Unidades de Saúde irão vacinar crianças, idosos, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde, gestantes e puérperas

Hoje dia 23 de abril, iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra contra o Influenza (vacina contra a gripe) e segundo a Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul já foram notificados 11 casos suspeitos, dos quais 04 já foram confirmados, 03 descartados e 04 esperando resultados dos exames.

A Campanha que começou hoje (23) terminará no dia 1° de junho de 2018 e as vacinas estão disponibilizadas em todas as Estratégias de Saúde da Família e na Clínica de Atenção à Saúde (Clias), de segunda a sexta-feira das 8h00m às 16h00m, sendo o dia D da campanha no dia 12 de maio.

A campanha será realizada por etapas, dia 23 de abril a vacina será disponibilizada para idosos (com mais de 60 anos) e profissionais da Saúde.

A partir do dia 2 de maio a vacina estará disponível para crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes; puérperas - mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias.

A partir de 9 de maio serão vacinados portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, asma entre outros; pessoas obesas com IMC acima de 30 kg/m² e professores da rede pública e particular.

Segundo a secretária de Saúde Rosana Theodoro de Oliveira, as pessoas que se encaixam nesses grupos devem se dirigir as salas de vacinas munidos de sua carteira de vacina e cartão SUS. “Vale ressaltar que devem evitar a vacina contra a gripe pessoas alérgicas ao ovo, quem estejam com febre e quem faz uso de medicamentos imunossupressores”, disse a secretária.

As crianças só serão vacinadas nas salas de vacinas: CLIAS (Rua:08, nº 440), ESF 13 de Maio (Rua: 7 de setembro, nº 792), ESF Bela Vista (Rua: 33, nº 635).

“Estamos tomando todas as medidas preventivas e solicitamos que os grupos de risco procurem as unidades de vacina para se imunizarem” concluiu Rosana.

A influenza é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas e a H1N1 é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus pandêmico.

Os sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dores de cabeça e dores musculares nas articulações. A febre é um dos sintomas mais recorrentes, presente em 92% dos casos. No surgimento de qualquer sintoma procure sua unidade de saúde.

A prevenção deve ser feita pela higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, como também o uso de lenço descartável para higiene nasal e ao tossir ou espirrar cobrir nariz e boca, evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Aconselha-se também evitar aglomerações e não dívida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos.