10/09/2015 05h37 - Atualizado em 10/09/2015 05h37

Santa Fé do Sul / Cesp desenvolve nas escolas municipais de Ensino Fundamental projeto ambiental

A importância da preservação dos mananciais e economia dos recursos hídricos.

A secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) em parceria com a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) realizou durante os meses de agosto e setembro o projeto ambiental Água e Cidadania em todas as escolas de Ensino Fundamental. Os alunos receberam a trupe de palhaços, que de uma forma lúdica por meio de uma peça teatral mostraram a importância da preservação dos mananciais e de economizar os recursos hídricos.

Dentro da programação do projeto, houve um curso intensivo de compostagem, na Secretaria Municipal de Educação para todos os professores de Ensino Fundamental. O curso foi dado pelo geógrafo Hercules Domingues Doradinho. De acordo com a secretária de Educação Marilza de Almeida Marques, os professores fizeram o curso e aplicarão os ensinamentos em sala de aula.

 A compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais.

“Esse curso foi muito válido, pois nos mostra a importância da compostagem. A destinação correta do lixo orgânico é fator preponderante na redução de material a ser depositado no aterro sanitário. Nasce, então, a necessidade de se apoiar em um novo conceito de destinação do lixo orgânico, que pode ser, parcial ou totalmente, processado, até dentro do próprio quintal de casa”, disse Marilza.

(asscom)