07/03/2018 18h16 - Atualizado em 07/03/2018 18h54

Santa Fé do Sul / Cidade comemora transformação da FUNEC em Centro Universitário

O que o informamais anunciou no último dia 4 de março foi confirmado nesta quarta feira (7) pelo Conselho Estadual de Educação

O que o site informamais escreveu no último domingo (4) anunciando que a FUNEC que está para completar 42 anos de fundação, no dia 20 de março de 2018, que poderia receber seu maior presente neste ano, era o reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação transformando a instituição em “Centro Universitário”, foi oficializado  na sessão plenária ordinária ocorrida na manhã desta quarta-feira (7) na sua sede em São Paulo.

As fontes consultadas pelo site, deram condições de antecipar a conquista haja visto que a Câmara Superior já havia aprovado o projeto construído pela diretoria pedagógica da FUNEC em meados de fevereiro e após visitas às instalações da instituição que preencheram todos os requisitos exigidos pelo CEE que aprovou o Centro Universitário FUNEC neste dia 7 de março.

A assessoria de imprensa da FUNEC emitiu release anunciando oficialmente a conquista e informa que a diretora geral e pedagógica da instituição, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, acompanhou a reunião e recebeu com imensa alegria a notícia. “Não tenho como mensurar em palavras o quanto estou feliz com essa conquista. Este é um sonho antigo, que envolve o esforço e o trabalho de toda uma equipe de profissionais entre coordenadores, professores, funcionários, equipe administrativa e alunos, que nunca mediram esforços para que alcançássemos este título. Hoje a Funec atinge um outro patamar no espaço educacional, com mais oportunidades e independência, mas sempre com o compromisso da excelência no ensino superior”.

Ao se transformar em Centro Universitário, a Funec passa a ter autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior. Para alcançar o título, a instituição teve que cumprir alguns requisitos, como ter excelência no ensino oferecido, comprovada pela qualificação de seu corpo docente que deve ser composta, no mínimo, por um terço de mestres e doutores e um quinto dos docentes contratados em período integral; e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar.

O presidente da Funec, Adm. Aderval Morreti, também presente no momento do anúncio, disse que esta é uma conquista histórica. “Hoje alcançamos o tão almejado título de Centro Universitário. Esta conquista comprova o alto nível do ensino oferecido, sob a direção da Profª Drª Sâmira Ambar Lins e sua equipe, somada a toda estrutura que sempre buscamos oferecer. Este título é sem dúvida uma grande conquista que eleva ainda mais nossa instituição como referência em ensino superior”.

O prefeito Ademir Maschio, que acompanhou a diretora geral e presidente da instituição na reunião, comemorou o feito histórico. “Este é um dia que vai ficar na memória da nossa cidade. Em 2016, quando ocupava o cargo de presidente da Funec, demos total apoio para que a Funec chegasse até aqui. Hoje, na condição de prefeito de Santa Fé do Sul, tenho o orgulho de ver o sonho se tornar realidade. É um grande marco não só para a Funec, mas certamente para toda a comunidade e região. Parabéns a todos os que trabalharam para esta conquista”.

O projeto para transformação da Funec em Centro Universitário foi entregue ao Conselho Estadual de Educação em 2016. No ano passado, uma comissão avaliadora composta por três conselheiros do CEE visitou os Campi da Funec e analisou a instituição como um todo: coordenadores, corpo docente, infraestrutura, ensino, pesquisa e extensão, além da mantenedora e equipe de funcionários.

Com 41 anos de fundação, a Funec oferece mais de 20 cursos de graduação cursos de pós-graduação divididos em três Campi que abrigam mais de três mil alunos, 220 docentes e 379 colaboradores.

O Presidente do Poder Legislativo Marcelo Favaleça integrou uma comitiva de representantes santafessulenses nesta data histórica e afirmou “que o dia de hoje entra mas minha história política, pois presenciar tamanha conquista significa testemunhar um dos grandes momentos do desenvolvendo de nossa FUNEC e da nossa cidade que cada vez mais se destaca no cenário nacional e quer enaltecer o empenho dos atuais administradores da instituição e do município, é dessa forma que ajudamos a melhorar a cidade que amamos, parabéns à todos que ajudaram na construção desse sonho que hoje se torna realidade”, disse o presidente.

O ano de 2018 também ficará marcado para a história de Santa Fé do Sul que comemora em 24 de junho, 70 anos de fundação. O município que já é reconhecido por suas belezas naturais, uma cidade com características favoráveis ao desenvolvimento turístico e, agora com o Centro Universitário abre perspectivas que vão além do turismo, e o crescimento no ensino profissional com a notícia desta quarta feira deve estar na pauta dos administradores do município na busca de novos cursos, e claro o de Medicina seria o mais esperado para completar a UNI-FUNEC (Centro Universitário). Que estes governantes não perca, de vista este novo sonho, porque sonhar é preciso!

Para entendimento da organização do Centro Unversitário:

A mantenedora do Centro universitário continua sendo a Funec, cujo presidente (autoridade máxima da mantenedora) atualmente é Aderval Morreti, que é indicado pelo Prefeito Municipal Ademir Maschio.

O Centro universitário - UniFunec será gerido por um Reitor, que é a autoridade máxima do Centro Universitário.

Agora a UniFunec terá um Diretor/Reitor que é o responsável pela Faculdade/Centro Universitário e junto com a congregação, que é o maior órgão deliberativo, solicitam os recursos, e a mantenedora executa as aquisições e demais providências necessárias.

O Presidente da Instituição cuida da mantenedora e gere os recursos financeiros.