06/05/2021 07h14 - Atualizado em 06/05/2021 07h15

Santa Fé do Sul / Clínica de Odontologia para bebês do Unifunec retoma atendimentos

Trabalho é direcionado aos bebês nos seus primeiros anos de vida (0 a 3 anos).
A Clínica de Odontologia para Bebê do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, após um ano sem atendimentos odontológicos devido à pandemia, retomou os atendimentos clínicos desde o dia 30 de abril. Este trabalho é direcionado aos bebês nos seus primeiros anos de vida (0 a 3 anos) e são realizados pelos alunos do 5º ano do curso.
 
Criada em abril de 2006, a odontologia para bebês do Unifunec é uma atividade odontológica de caráter educativo e preventivo, introduzido no campo da Odontopediatria. “É muito difícil mudar um comportamento sem apoio e reforços, principalmente no que diz respeito à Saúde Bucal. Por isso, a atenção odontológica precoce deve atuar de forma interativa, servindo como um instrumento de comunicação entre pais e dentista em prol do bebê”, explicou o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Dr. Max Douglas Farias.
 
O principal objetivo do programa é o de educar os pais para que estes se transformem nos realizadores da prevenção bucal de seus filhos. “A partir do princípio de que a educação gera prevenção, a assistência odontológica realizada em bebês a partir do seu nascimento, tem a finalidade de manter a saúde bucal, ressaltando os aspectos educativos e preventivos”, afirmou Max.
 
De acordo com o coordenador, a atenção odontológica precoce do bebê começa com a orientação educativa, por meio de palestras direcionadas aos pais visando à prevenção nos filhos, pois todo programa de saúde deve priorizar a educação com a transmissão de informações básicas previamente ao atendimento. À medida em que os bebês são atendidos, os conhecimentos são reforçados com a finalidade de sensibilizar toda a família quanto a importância da participação ativa neste processo preventivo.
 
“Os retornos periódicos são imprescindíveis e muito satisfatórios, gerando uma interação harmoniosa e receptiva entre pais e o cirurgião dentista. Os resultados obtidos são os melhores possíveis, pois quando a atenção odontológica inicia-se, por volta dos seis meses de vida, e o bebê secundado pelos pais, estará apto a adquirir hábitos saudáveis de higienização. A precocidade é fundamental não só para a prevenção, como para eliminar o estigma negativo que há em torno do atendimento odontológico. Sem dúvidas que este trabalho leva tempo, porém, a partir de sua aplicação, certamente surgirá uma nova geração de crianças com sorrisos saudáveis, que exercitarão um direito de cidadania que é a manutenção da saúde bucal”, afirmou o coordenador.
 
Max ressaltou que são poucas as Instituições de Ensino Superior que têm este tipo de atendimento na grade curricular. “Mais uma vez o Unifunec sai à frente, proporcionando aos acadêmicos do curso de Odontologia o conhecimento sólido, agregando valores em sua formação”.
 
Para aqueles que tenham interesse em cadastrar os bebês neste programa, devem ligar no 17 3641 9000 e falarem no setor de Triagem. O atendimento ocorre todas as sextas-feiras, das 8h20 às 11h, campus II do Unifunec.