14/11/2017 15h20 - Atualizado em 14/11/2017 15h20

Santa Fé do Sul / Colégio CECAFE- COC faz passeata contra o Bullyng

Alunos do ensino fundamental desfilaram com faixas, cartazes e palavras de ordem.

Alunos e professores do Colégio Cecafe COC, em Santa Fé do Sul, fizeram uma passeata pelas principais ruas da cidade para mobilizar a comunidade na luta contra o bullying. Participaram do movimento alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental. Eles chamaram a atenção da comunidade com faixas, cartazes e palavras de ordem. “Para mim é importante participar de uma atividade como esta. É sempre bom aprender sobre isso e assim tentar impedir que situações constrangedoras aconteçam, além disso, é importante saber como reagir se algum dia acontecer comigo”, disse a aluna do 5º ano, Maria Fernanda.

O grupo se concentrou na principal praça da cidade para lembrar que a luta contra o bullying depende não só de professores e estudantes, mas de todo o cidadão de bem. A passeata cruzou o centro da cidade e terminou com uma confraternização em uma sorveteria. "A nossa batalha contra o bullying é frequente, cotidiana. Os alunos estão compreendendo que através da conscientização nós iremos melhorar essa questão de tanta relevância", declarou a diretora Maria Alice.

Projeto

E o projeto vem mostrando resultados positivos. Em sua primeira edição, o índice de bullying na escola teve uma queda de quase 80%. Por isso, o projeto transpôs os muros da escola e foi para as ruas, para mobilizar ainda mais a comunidade em torno da prática da intimidação, que segundo as professoras, tem consequências pedagógicas desfavoráveis ao aprendizado do aluno.

Bullying

Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. O que exerce o "bullying" o faz para impor seu poder sobre outro por meio de constantes ameaças, insultos, agressões, humilhações, entre outras, e assim tê-lo sob seu completo domínio. A vítima sofre calada na maioria dos casos. A intimidação extrema o fará sentir dor, angústia, medo, a tal ponto que, em alguns casos, pode levá-los a consequências irreparáveis.