20/11/2014 06h54 - Atualizado em 20/11/2014 07h05

Santa Fé do Sul / Com orçamento de R$730 mil, Santa Fé do Sul inaugura amanhã o "Sonho de Natal"

Demônios da Garoa se apresentará na Praça "Salles Filho"

O “Sonho de Natal” de Santa Fé do Sul será inaugurado nesta sexta feira (21) as 20h00m na Praça “Salles Filho” e logo após o Prefeito Armando Rossafa dar o Start que acenderá toda a iluminação natalina subirá ao palco o Grupo de Samba “Demônios da Garoa”.

O orçamento da prefeitura previsto para investir no projeto 2014 do Sonho de Natal era de R$730 mil com recursos do tesouro municipal. Segundo Armando, a prefeitura também contou com a Parceria da Associação Comercial e Empresarial para enfeitar a cidade.

Segundo o prefeito foram instalados 10,5 quilômetros de mangueiras para iluminar, árvores, postes, monumentos, praças e prédios públicos. Ao contrário do que se fala, não foram aplicados nenhum recurso do governo do estado, através do DADE da Secretaria de Turismo Estadual, nem do Governo Federal.

Para instalação dos enfeites e iluminação houve uma grande integração das Secretarias de Governo para que o cronograma de instalação fosse cumprido conforme planejado. Armando Rossafa disse que apesar da crise financeira será possível realizar um Grande Sonho de Natal.

Da redação

O projeto de decoração natalina do Sonho de Natal foi lançado na Estância Turística de Santa Fé do Sul em 2006. Já no primeiro ano, foram utilizadas 400 mil garrafas PET, recolhidas por alunos das escolas municipais, particulares e Funec. Após passar por um processo de limpeza, corte, moldura e pintura, as garrafas foram transformadas em milhares de peças como flores, bolas pequenas e grandes, estrelas, velas, cornetas, sinos, anjos, guirlandas e bonecos de neve que enfeitam ruas, avenidas e praças.

No Brasil são produzidas mais de 9 bilhões de garrafas pet por ano. Desses, 53% são reaproveitados. Cada garrafa lançada no meio ambiente demora cerca de 450 anos para se decompor. O Sonho de Natal despertou na população a consciência sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente. Cada cidadão se sentiu responsável pelo sucesso do projeto, o que fez com que a cada ano o número de garrafas arrecadadas aumentasse e a depredação das peças nas ruas fosse quase zero.

O Sonho de Natal também é relevante para o comércio. Nos meses de duração do projeto – novembro, dezembro e janeiro – o número de pessoas que visitam a cidade é muito superior a qualquer outra época do ano. Isso movimenta a economia do município e faz com que o nome de Santa Fé do Sul seja levado para todo o país. Nesta edição, o projeto atingiu a marca de mais 2,5 milhões de garrafas utilizadas.