08/05/2018 08h59 - Atualizado em 08/05/2018 08h59

Santa Fé do Sul / Confirmada 1º morte pelo H1N1 - Jovem de 27 anos estava internado em Rio Preto

Paciente já possuía histórico de doença pulmonar

A primeira morte provocada pelo H1N1 em Santa Fé do Sul foi confirmada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (8) pela vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde. Um jovem de 27 anos, cadeirante, contraiu vírus h1n1 e desenvolveu a forma grave da doença, síndrome da angústia respiratória no adulto (SARA). Quando diagnosticado, ficou internado na Santa Casa de Santa Fé até o dia 1de maio e segundo foi apurado pelo site informamais, apesar de receber todos os cuidados médicos, chegou a ser entubado, com respirador mecânico transferido para Rio Preto onde permaneceu internado até ontem, mas não resistiu e veio a óbito.

O Hospital informou que o rapaz de 27 anos já possuía doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), devido à condição física (cadeirante) era vulnerável à doença e o quadro clínico se agravou.

A secretaria da Saúde do Município emitiu uma nota na manhã desta terça-feira chamando a atenção da população de Santa Fé do Sul para evitar o vírus e para procurarem as unidades de saúde quando perceberem os sintomas da gripe.

Comunicado da Secretaria de Saúde

“A Secretaria municipal de Saúde comunica um óbito de um paciente que foi diagnostico com h1n1. O mesmo recebeu tratamento adequado, apresentando melhora do quadro, mas pela presença de doença previa pulmonar, no caso asma, apresentou pneumonia bacteriana, e uma insuficiência renal aguda onde veio evoluir para óbito. A secretaria Municipal de Saúde solicita a toda população que mantenha os cuidados de higiene, já que a forma mais comum de transmissão da doença é de pessoa a pessoa, e que todos estejam atentos aos sinais da gripe, como tosse seca, febre alta, dores no corpo, cansaço e que se dirija a uma unidade de saúde ou UPA caso necessário”.