11/09/2019 11h10 - Atualizado em 11/09/2019 11h10

Santa Fé do Sul / Criança de 17 meses é o primeiro caso confirmado de Sarampo no município

Secretaria de Saúde já adotou medidas cautelares para identificar possíveis novos casos. Crianças de até 1 ano de idade podem receber dose extra.

Foi confirmado nesta quarta-feira (11), o primeiro caso de sarampo no município de Santa Fé do Sul, trata-se de uma criança de 17 meses . O anúncio oficial foi feito pela Secretaria de Saúde do Município que identificou que a criança havia recebido apenas a primeira dose da vacina tríplice viral.


Segundo o órgão municipal, quando tomou conhecimento da suspeita, todas as ações cautelares foram adotadas pelo serviço de vigilância epidemiológica e de imunização do município que realizaçou uma investigação minuciosa do caso com o bloqueio vacinal indiscriminado na escola onde a criança estudava (creche 13 de maio) e todas as crianças e funcionários da unidade receberam a vacina como preconiza o Ministério da Saúde.
A Secretaria da Saúde comunicou também que está atenta para identificar novos suspeitas, se for o caso e está mantendo todas as ações de acompanhamento.


O sarampo é uma doença altamente transmissível e o único meio de prevenir a doenças é a vacinação.
O Município informa também que a vacina está disponível em todas as salas das Unidades de Saúde e é necessário observar se o cartão está atualizado, caso contrário todos devem procurar o setor de saúde do município.


Se o munícipe não souber quando recebeu a última dose, pode procurar sua unidade de saúde para obter esta informação e fazer a atualização vacinal.
O Ministério da Saúde alterou a idade para a vacinação das crianças e a partir dos seis meses de idade estas deverão receber a vacina, uma dose extra até um ano de idade, pois trata-se de um grupo de risco prioritário para receber a vacina.


Secretaria de Saúde fez vacinação durante a verificação da suspeita de criança matriculada na crecehe 13 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul confirmou a suspeita de um caso de sarampo na creche 13 de maio no dia 20 de agosto. A criança foi afastada das atividades escolares passou a ser acompanhada pelas autoridades de saúde municipal.
No dia 21 a equipe da Vigilância Epidemiológica realizou um bloqueio vacinal na Escola onde houve a suspeita de sarampo.


A Creche também passou por higienização, nas salas, refeitório, brinquedos e nas demais dependências. Esta higienização acontece uma vezes por semana em todas as unidades, informou Carlos Rogério Garcia Secretário da Educação, que também afirmou que este é o primeiro caso registrado na rede municipal de educação. A creche 13 de maio tem 213 alunos matriculados.