11/10/2018 07h42 - Atualizado em 11/10/2018 08h37

Santa Fé do Sul / Curso de Pedagogia do Unifunec recebe nota 4 no Enade 2017

Resultados foram divulgados nesta semana pelo MEC e INEP.

Foram divulgados nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

O IDD mostra o quanto a faculdade acrescenta aos estudantes. Notas 1 e 2 são considerados conceitos ruins. Ele mostra qual curso forma profissionais mais bem preparados.

Veja as notas divulgadas nesta semana do Unifunec no Enade 2017

Avalição IDD

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema a nota foi 3.

Ciências Biológicas (licenciatura); nota 2

Pedagogia (licenciatura); nota 4

Educação Física (Licenciatura); nota 3

Engenharia Civil; nota 3.

Conceito do Enade é aplicado todos os anos a parte das graduações do país. Cada curso é avaliado a cada três anos. O Cálculo do Conceito Enade, leva em consideração as seguintes informações: a) o número de estudantes concluintes participantes com resultados válidos; b) o desempenho dos estudantes participantes na parte de Formação Geral do exame; c) o desempenho dos estudantes participantes na parte de Componente Específico do exame.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O resultado desta avaliação para os alunos da Unifunec que responderam 50 questões. Os alunos do curso de Pedagogia ficaram com a nota azul; 3, os demais fecharam a avaliação no vermelho o que é um dado negativo para a Instituição.

Conceito Enade (alunos).

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema a nota foi nota 2.

Ciências Biológicas (licenciatura); nota 2.

Pedagogia (licenciatura); nota 3.

Educação Física (Licenciatura); nota 2.

Engenharia Civil; nota 2.

Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Para que um curso tenha o Conceito Enade calculado, é preciso que ele possua ao menos dois estudantes participantes do exame.

A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.

Georgia Suppo Prado Veiga, pró-reitora de graduação e extensão, explicou sobre o resultado do Enade 2017, que teve a participação dos cursos Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema a nota foi nota 2, Ciências Biológicas (licenciatura); nota 2, Pedagogia (licenciatura); nota 4, Educação Física (Licenciatura); nota 2 e Engenharia Civil; nota 2

O IDD avalia o desempenho do aluno ingressante e do aluno concluinte durante a sua formação no Centro Universitário Unifunec. Ele é mensurado através da análise da nota do aluno no Enem com a nota do Enade.

Para a pró-reitora, todos os cursos tiveram valores agregados na formação do aluno acadêmico, porque os cursos que apresentavam nota 2 evoluíram para 3 e os que tinham nota 3, subiram para 4, segundo Georgia. Apenas Ciência Biológicas que permaneceu com nota 2. Na Pedagogia houve um crescimento significativo, comentou a pró-reitora que destacou o empenho dos professores e alunos do curso durante os quatro anos de preparação, período em que ela coordenava a disciplina na Unifunec.

Georgia explicou também que para se chegar as notas do Enade várias variáveis têm que ser observadas no processo de avaliação como o desempenho da turma avaliada e o rendimento individual de cada aluno na resolução da prova.

Outros conceitos como IGC e o CPC que somente serão divulgados somente em novembro.

CPC é o conceito que avalia o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didáticos pedagógicos.  Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta a média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

De acordo com a Manifestação do INEP, de modo geral as universidades, tanto as públicas, fundações e faculdades particulares tiveram uma nota muito baixa no Enade 2017, e na sua avaliação isso se deve com as políticas públicas que estão vigor em nosso País.

Em relação as notas do Enade, o Centro Universitário Unifunec esclarece também que a instituição não é avaliada pelo MEC que promove o Enade, e por isso nunca obteve nota 5 no exame, porque quem avalia a FUNEC em loco é o Conselho Estadual de Educação, mas mesmo assim outros cursos já alcançaram nota 4.

 O Centro Universitário Unifunec acrescentou que em última avaliação do Enade o Curso de Administração obteve a nota foi 4.

A pró-reitora do Centro Universitário Unifunec disse que a instituição acompanha seus alunos e os avalia pedagogicamente desde o ingresso até a conclusão, observando o que está sendo exigido a nível nacional com relação aos conteúdos, como vai ser trabalho e o que é executado com os próprios professores dentro da sala de aula para que os alunos tenham bom desempenho nas avaliações do Enade. “Muitos quesitos avaliados pelo exame não dependem da faculdade e sim do aluno que têm de manter um efetivo compromisso dele com a sua formação profissional”, finalizou a Georgia Suppo.