03/03/2021 10h22 - Atualizado em 03/03/2021 10h44

Santa Fé do Sul / DAEE apresenta diagnóstico favorável para SAAE perfurar Poço Tubular Profundo

Mura "dá sinal verde" ao Superintende do SAAE para buscar linhas de financiamentos para custear obra avaliada em R$ 6 milhões.

Segundo o Superintendente do SAAE-Ambiental, José André Nascimento, os técnicos do DAEE/SP apresentaram na última sexta-feira (26), o diagnóstico favorável a proposta de perfuração do Poço Tubular Profundo, cujo projeto e planilha orçamentária já está com o SAAE. A obra custaria em torno de R$6 milhões aos cofres públicos.

Zé André confirmou também que “o Prefeito Evandro Mura já deu sinal verde para buscar linhas de financiamentos junto a instituições financeiras. Como na Caixa Federal ou BNDES.”

O Superintendente também não descartou a assinatura de convênios na esfera estadual e federal, o que pode ser mais demorado a liberação de tais recursos. “Não podemos esperar mais tempo e nem ficar à mercê das chuvas. Vamos montar um plano de ação de imediato, o projeto tem que sair do papel, não mediremos esforços para que essa situação se acabe de vez”, disse o superintendente do SAAE.

O Prefeito Evandro Mura já participou de uma audiência com o Presidente da República Jair Bolsonaro e com diretores da Funasa e também com o DAEE - SP. O presidente Bolsonaro deu sinais de que pretende ajudar o município a resolver o problema, enquanto técnicos do DAEE estão elaborando um estudo diagnóstico de viabilidade da perfuração do poço profundo ou apresentar outra solução ao problema.

A ideia de implantação do Poço Profundo já havia sido iniciada no governo do ex-prefeito Ademir Maschio e do ex-superintendente do SAAE Milton Carvalho em fevereiro de 2020, conforme matéria publicada no informamais, veja:

http://www.informamais.com.br/Site/Paginas/Santa-Fe-do-Sul--Prefeito-Ademir-diz-que-SAAE-e-prefeitura-estudam-perfuracao-de-Poco-Profundo/4866 

Chuvas em 2021

A represa de captação de água do SAAE atinge cerca 80% de sua capacidade de armazenamento. Segundo o SAAE, desde o início do ano já registrou o acumulo de 373.2 mm de chuva no município de Santa Fé do Sul.

Em janeiro foi registrado um volume de 183,8 mm, em fevereiro 141,2 mm e em março (dois dias) 48,2mm.

O volume de chuvas de ontem (2) até as 09h00m desta quarta (3) foi de 37 mm

Bombeamento de água do Rio Paraná está suspenso.

No momento está suspenso o bombeamento de água do Rio Paraná, que foi adotado em novembro do ano passado para elevar o nível de captação de água na represa de abastecimento.

Na época foi implantado um sistema de tubos de irrigação de aproximadamente 7 km até a represa que garantiu o fornecimento de água para a população. Neste período, em alguns dias críticos, foi implantado a suspensão do fornecimento para população em alguns horários do dia para recomposição da represa.