08/03/2019 12h21 - Atualizado em 08/03/2019 12h21

Santa Fé do Sul / Dengue - Equívoco - Prefeitura revoga Decreto de Estado de Emergência

"Município não se encontro Estado de Emergência" diz novo Decreto Nº 4429

A Assessoria do Prefeito Municipal Ademir Maschio divulgou nesta manhã um decreto que revoga o Decreto 4420 que Declarava Estado de Emergência no município em virtude de uma eminente epidêmia da dengue.

Pelo que se apurou houve um "grande equívoco" ao distribuir o esboço do referido Decreto que perde agora a sua validade e nesta nova Edição do Decreto 4429 refuta o anterior afirmando que "o município não se encontra em estado de emergência".

Vale lembrar que o Decreto esteve publico na pagina oficial da prefeitura desde o dia 18 de fevereiro e fora publicado hoje (8) no Diário Oficial do Município (Jornal Regional).

A Secretaria da Saúde divulgou que são 312 notificações no ano e cerca de 40 casos confirmados. Para ser considerado município com epidemias, deve considerar pelo menos 100 casos positivos da doença.

Nesta semana as equipe de combate a Dengue intensificam o arrastão com mais 16 agentes contratados que estarão visitando as residências para evitar os criadouros. Nas regiões onde foram confirmados casos de Dengue, há uma estratégia específica e se necessário são feitos os "fumacês" para eliminar o mosquito. 

É recomendado ao cidadão que faça sua parte realizando vistorias diárias no seu imóvel.

A Prefeitura deverá promover a sanção de uma Lei que poderá multar moradores que reincindirem as notificações de criadouros do mosquito transmissor da Dengue dentro de sua casa ou nos quintais. Empresas também serão fiscalizadas.

Segue o novo decreto:

 

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Administração da Estância Turística de Santa Fé do Sul informa que publicou equivocadamente o Decreto Nº 4.420, de 18 de fevereiro de 2019. Sendo assim, foi revogado na data de hoje o decreto acima.

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde tem desenvolvido inúmeras ações preventivas e de combate ao mosquito Aedes aegypti. Santa Fé NÃO ESTÁ EM ESTADO DE EMERGÊNCIA, pois, conforme os dados oficiais do município, temos 40 casos confirmados de dengue pelo Instituto Adolfo Lutz.