02/07/2016 11h20 - Atualizado em 02/07/2016 11h36

Santa Fé do Sul / Dia 2 de Julho - dia do Corpo de Bombeiros com exposição na Praça da Matriz

Neste dia comemora-se 160 anos no Brasil

O Corpo de Bombeiros comemora 160 anos neste sábado (2). Neste dia, em que também se comemora o Dia do Bombeiro, a Praça da Matriz foi o local escolhido para que a Base de  Santa Fé do Sul mostrasse toda sua estrutura de equipamentos e efetivo que estão à disposição da população. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Fé do Sul, sargento Oswaldo dos Santos Junior disse que a ação pretende aproximar a população ainda mais do atendimento do Corpo de Bombeiros conhecendo os equipamentos e como é prestado o serviço.


Durante a manhã os equipamentos ficaram expostos na Praça para que a população tirasse duvidas e também foram distribuídas uma cartilha com discas de prevenção de acidentes e como acionar os serviços em Santa Fé do Sul através do 193. Os municipes e familiares dos Bombeiros também aproveitaram para tirar fotos com os membros da corporação.


A instituição que é da Polícia Militar do Estado de São Paulo atende uma população de oito municípios na região de Santa Fé do Sul com barcos, motores de popa, aparato de mergulho, com cinco mergulhadores e equipamente especiais de combate a incendio. São 3 viaturas; um auto-tanque, viatura de resgate e uma camionete doada pela prefeitura e pela iniciativa privada. As ocorrências mais comuns são os acidentes de trânsito com vítima. O Transito de Santa Fé do Sul em dois anos já registrou seis mortes.

Os acidentes náuticos e afogamentos, são uma preocupação constante e as recomendações são diárias, principalmente na verificação das condições das embarcações, o uso correto de coletes salva-vidas, consumo exagerado de bebidas alcoólicas que acabam provocando os afogamentos e acidentes, comentou Oswaldo. O Corpo de Bombeiros também inspeciona e fiscaliza edificações que devem ser construídas dentro das normas de segurança que possam atender o acesso e permanência da população nestes locais.

"Ao longo destes 160 anos foram muitos desafios e conquistas e a principal meta é manter a excelência dos serviços, atendendo à comunidade santafessulense com muita dedicação", disse o  comandante dos Bombeiros, sargento Oswaldo.