08/09/2015 10h14 - Atualizado em 08/09/2015 10h26

Santa Fé do Sul / Dia da Independência: Demolay fica sem apoio em evento alusivo ao dia Pátria

Falta de patriotismo da Prefeitura que não hasteou Pavilhão Nacional e não deu apoio logístico em evento promovido pelo Demnolay

Ficou bastante prejudicada a realização do evento em comemoração ao Dia da Independência – 7 de Setembro promovido pelo Capítulo “Cavaleiros da Santa Fé” da Ordem Demolay que ocorreu na manhã de ontem (7). O motivo foi à falta de preparação da Praça “Salles Filho” que ficou por conta da Prefeitura que também providenciaria a instalação de equipamentos de som.

O Secretário de Administração da prefeitura de Santa Fé do Sul, Antonio Elpídio Prado assumiu a falha no encaminhamento do ofício para a Secretaria de Comunicação e da Cultura e o pedido ficou arquivado no gabinete.

Procurado pelo site Informamais, Elpídio disse que iria entrar em contato nesta terça feira (8) com os responsáveis pelo evento e pedir desculpas pela falha. O ofício endereçado ao Secretário da Cultura, Beto Alcalá solicitava a cessão da Praça “Salles Filho” e a destinação de equipamento de som para execuções dos hinos do Brasil e do Município durante hasteamento do pavilhão nacional, além de pronunciamentos de autoridades e convidados.

O Secretário de Cultura, Beto Alcalá disse que todos os anos foi procurado para ajudar na organização das comemorações do dia 7 de setembro, pelo Demolay, mas que neste não houve nenhuma reunião e nenhum ofício chegou até a sua secretaria. “Todos os anos participamos deste evento, mas não fomos procurados desta vez”, esclareceu Alcalá.

O ofício foi protocolado em nome do Secretário da Cultura, no dia 1º de setembro e assinado por Carlos da Silva Junior, Conselheiro Mestre do Capítulo Cavaleiros da Santa Fé da Ordem Demolay. Segundo Elpídio o prefeito deferiu o documento, autorizando a solicitação.

Em razão do desencontro que acabou prejudicando a realização da comemoração, o integrante da Loja Maçônica Ênio Fernando de Carvalho lamentou nas redes sociais a falta de patriotismo e a ausência dos integrantes do executivo na preparação da Praça para o evento. Assim escreveu Ênio:

“Hoje de manhã o grupo de jovens DeMolay, de Santa Fé, esteve na Praça Central para fazer o hasteamento da Bandeira Nacional em comemoração a 7 de Setembro, bem como das bandeiras estadual e municipal. Lamentavelmente, ainda que devidamente oficiada, ninguém da Prefeitura Municipal compareceu para levar o som e preparar a estrutura na praça. A bandeira municipal não foi hasteada porque não tinha cordinha no mastro, pois a Prefeitura não teve a capacidade de preparar. Ainda, para tocar o Hino Nacional um munícipe que estava no local teve q ir na própria casa buscar uma caixa de som portátil. Esse descaso com a pátria e com a população é de entristecer. Fica o ditado: quem não está contente, troca. Ano que vem está aí”.

Lamentou-se também a falta de civismo da prefeitura que não hasteou o pavilhão nacional no dia da Independência. Fotos mostraram os mastros sem as bandeiras no dia de ontem (7).

Mesmo com a estrutura prejudicada, os organizadores das comemorações do Dia da Independência, realizaram as homenagens ao Dia da Pátria mostrando civismo e amor ao país que vive em turbulências causadas por crise política, econômica e escândalos de corrupção investigados e divulgados pela justiça e pela imprensa brasileira.