08/06/2016 19h09 - Atualizado em 08/06/2016 19h09

Santa Fé do Sul / Direção Regional do PT vai decidir se partido apoiará Elena Rosa (PTN)

Presidente da sigla em Santa Fé do Sul confirmou que partido está impedido de apoiar candidatos do PMDB, DEM e PSDB

O Presidente do Partido dos Trabalhadores de Santa Fé do Sul e atual presidente do poder legislativo disse nesta quarta-feira que o futuro do partido nas eleições de 2016 vai ser decidido pela Macro do Partido, uma espécie de Regional do PT que avaliza ou não as decisões dos diretórios municipais. Todas condutas são repassadas para o comando nacional do partido pelas Macros.

Em duas reuniões já realizadas pela executiva municipal, o partido deu mostras que apoiará a pré-candidata Elena Rosa do PTN, mas segundo Ortencio a decisão final não será tomada neste momento, e adiantou que poderá compor chapa de vereadores do PCdoB que já fechou apoio a atual vice prefeita.

Quanto ao apoio ao atual governo tucano, Ortencio também disse que vai cumprir o acordo feito com Armandinho e também espera a reciprocidade do prefeito que já adiantou que a aliança PSDB/PT continuará até o dia 31 de dezembro e inclusive irá manter a secretaria Edneia Gonçalves na pasta da Pessoa com Deficiência e Cidadania.

Sobre a rasgação de elogios à Ortencio, feita por Armandinho o petista relembrou que entrou na política em 2000 pelas mãos de Toninho Favaleça e Armando Rossafa Garcia que foram buscá-lo enquanto administrador de fazenda sob o argumento de que “a política necessitava de pessoas boas e com ética como Ortencio”. Disse que não é um político demagogo, que é verdadeiro e que as vezes não contribui muito para aqueles que fazem politicagem e não política correta e por esses motivos conquistou a confianças dos dois líderes tucanos. Disse que o prefeito Armando vem fazendo um bom governo estabelecendo prioridades e a valorização do dinheiro público e tomando as vezes medidas impopulares como não dar aumento de salários aos servidores em ano de eleição.

Ortencio Ramos que é o atual presidente da Câmara e do Partido dos Trabalhadores agradeceu ao prefeito que o ajudou na sua eleição para vereador, tornando conhecido na zona rural e quando teve o seu auxilio na coordenação da Chácara Jerusalém, que cuida de dependentes químicos. “Hoje existe um respeito mútuo entre Armando e Ortencio e não entre os partidos”, disse. “O PT ajudou a construir a eleição de Armando em 2012 e o PT está auxiliando a atual administração e por isso o acordo tem que ser mantido”, ponderou o petista.

Futuro Político do PT e de Ortêncio.

Pelos impedimento definidos pela diretoria nacional do PT, o partido não vai se aliar à partidos que votaram a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e o presidente Ortencio adiantou que não deverá estar no mesmo palanque do candidato apoiado por Armando Rossafa (PSDB), que é Ademir Maschio do DEM, partidos que defenderam o afastamento de Dilma, além do PMDB.

Apoio a Elena Rosa

Duas reuniões já foram realizaras para discutir o apoio à candidata Elena Rosa Vidoti do PTN e, a composição com o partido da atual vice prefeita será levada à conhecimento da Macro Regional do Partido dos Trabalhadores.

O PTN de Elena já tem o apoio do PCdoB, o que facilitaria a composição PT/PTN no pleito de 2016, informou Ortencio Vieira Ramos. O PCdoB foi 100% contra o afastamento da presidenta.

O Presidente do Partido dos Trabalhadores de Santa Fé do Sul disse que ao menos a coligação proporcional com o PCdoB poderá se confirmar no período das convenções em julho e agosto, e que dentro da democracia o partido vai conceder o direito aos filiados de apoiar que quiser durante a próxima campanha.

Além do PTN de Elena Rosa, Ortencio teria tido conversas com os outros dois pré-candidatos; Faíco do PMDB e Ademir Maschio do DEM.

Sobre suas pretensões políticas Ortencio confirmou que não vai disputar cargo eletivo nestas eleições e descartou ser vice na chapa da pré-candidata Elena Rosa.