Nota de esclarecimento
Preocupado com o envolvimento de seu nome em notícias que fogem à verdade, o Grupo Santafessulense de Apoio à Vida Animal vem a público esclarecer detalhes a respeito de uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 300,000,00 (trezentos mil Reais) solicitada ao Deputado Federal Fausto Pinato em recente visita (20/02/2015) a Santa Fé do Sul.
O GAVAS vem desde sua fundação em 2006, insistido junto aos Prefeitos Municipais sobre a necessidade de a cidade ter um Sistema Organizado de Controle Animal. Isto é, um departamento com infraestrutura e funcionários para manter os animais castrados e identificados por ships implantados debaixo da pele. Desta forma seriam evitadas as ninhadas indesejadas, o abandono e os animais eventualmente perdidos seriam prontamente devolvidos a seus lares porque a leitura eletrônica dos microships daria aos oficiais de controle animal o nome, endereço e dados dos responsáveis, permitindo a devolução. Durante a Audiência Pública realizada na câmara Municipal de vereadores dia 25/05/2014, a população lotou a câmara e apoiou a idéia. A partir daí foi iniciada a coleta de assinaturas em um abaixo assinado que conta hoje com quase 3.500 assinaturas solicitando a implantação do referido controle em nosso município. Nosso atual prefeito, Sr. Armando Rossafa, alega não dispor de recursos para tal, mas que estaria disposto a fazê-lo caso uma verba específica fosse disponibilizada para esta finalidade. A partir daí, o vereador Evandro Mura, o GAVAS e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem tentando junto ao Governo Estadual a liberação do recurso, porém, sem sucesso.
Em Janeiro último, o Vereador Evandro Mura entrou em contato com o Deputado Federal Fausto Pinato solicitando Audiência para o GAVAS justificar a necessidade de tal verba junto aos cofres Federais. Foi por intermédio deste contato que o Deputado recebeu o GAVAS na Câmara de vereadores em Santa Fé no dia 20/02/2015. Apesar de afirmar não ter disponível para o corrente ano este valor, o Deputado se interessou muitíssimo pela idéia e prontificou-se a empenhar todos os esforços para conseguir parte do montante ou eventualmente o valor total no próximo ano. É interessante notar aqui que não há nenhuma garantia do aporte deste recurso, apenas o compromisso e a benevolência do legislador.
Mas talvez o erro mais grosseiro tenha sido a afirmação de que este recurso virá para o GAVAS. O Governo Federal não faz repasses a Organizações Não Governamentais. Estamos na luta para ajudar o poder público a melhorar as condições de vida dos animais e a saúde da população mas, sabemos que em nenhum momento este recurso, caso seja disponibilizado, passará pelas mãos do GAVAS.
Infelizmente, já estamos recebendo congratulações pela conquista de um dinheiro que primeiro, nem sabemos se irá chegar e, segundo, será destinado à Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul e aplicado pelas Secretarias Municipais de Saúde e/ou Meio Ambiente.