13/07/2017 16h16 - Atualizado em 14/07/2017 08h02

Santa Fé do Sul / FUNEC é avaliada como uma das melhores instituições de ensino superior do país

Ranking foi divulgado pelo Guia do Estudante, que avaliou mais de 13 mil graduações

As Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul (Fisa), mantidas pela Fundação Municipal de Educação e Cultura (Funec), estão entre as 15 melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo, de acordo com ranking divulgado pelo Guia do Estudante, da editora Abril. A Funec alcançou a 14ª colocação na 26ª edição, de 2016, que avaliou mais de 13 mil cursos de graduação.

Entre os critérios de avaliação está o número de estrelas dos cursos e quanto isso representa em qualidade de ensino. “Esta classificação muito nos orgulha e nos da a certeza de que estamos no caminho certo, pois certifica o trabalho que estamos fazendo, todos,  indistintamente, direção, coordenações dos cursos, professores, alunos, funcionários e equipe administrativa, voltada para a qualidade de ensino e busca incessante pelo conhecimento, além do foco nas extensões e na pesquisa”, afirmou a diretora geral pedagógica da instituição, Profª Drª Sâmira Ambar Lins.

Para o presidente da Funec, Sr. Aderval Morreti, “isto é fruto de um trabalho em equipe, com muita seriedade e compromisso de todos. O Guia do Estudante é uma importante e séria ferramenta de avaliação das instituições de ensino superior, e estar entre as 15 melhores instituições públicas do Estado de São Paulo é para nós motivo de muito orgulho”.

Há 26 anos, e de forma pioneira, o Guia do Estudante avalia as graduações do país. Há 12 anos, a partir desse processo, também aponta quais são as melhores instituições do Ensino Superior do Brasil – públicas e privadas – e aquelas que mais se destacaram em oito áreas de conhecimento. A avaliação é feita com o objetivo de valorizar e reconhecer a excelência no ensino e fomentar a busca por melhorias nas demais instituições.

O ranking completo pode ser acessado no site guiadoestudante.abril.com.br.

Entenda a avaliação

A avaliação é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de cursos. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Realizada anualmente, a avaliação acontece no decorrer de nove meses. São cinco etapas básicas: atualização dos dados da instituição; definição dos cursos que serão avaliados; preenchimento do formulário; pesquisa de opinião com pareceristas e atribuição dos conceitos.

Em sua 26ª edição, a Avaliação dos Cursos Superiores do Guia do Estudante foi reformulada a fim de tornar o processo mais rigoroso, objetivo e transparente. Tudo isso para continuar sendo um instrumento relevante para quem busca um curso de qualidade.

As alterações propiciaram uma avaliação mais criteriosa por parte Dops pareceristas (que analisaram cada curso sob três importantes aspectos), um conceito final mais sólido (que incorpora o histórico de avaliação dos últimos três anos) e uma classificação nas faixas de estrelas mais precisa, já que o resultado de um determinado curso é considerado em relação ao desempenho da média.

 (DA ASSESSORIA)