25/02/2015 16h49 - Atualizado em 25/02/2015 16h49

Santa Fé do Sul / FUNEC reduz reajuste de mensalidades para garantir FIES

Reajuste será de 6,41% e a partir desta quinta feira programa será reaberto para solicitação do financiamento

O Conselho Curador da FUNEC se reuniu ontem (24) para apreciar e votar um novo reajuste das mensalidades de 2015.

Em outubro de 2014 foi aprovado pelo mesmo Conselho o reajuste de 8,5% para o ano de 2015, percentual que considerou os reajustes da folha de pagamento e aumentos dos contratos de prestação de serviço, além do reajuste nas contas de energia, que subiram cerca de 100%.

Na reunião de ontem a direção da FUNEC solicitou ao Conselho uma autorização para que o reajuste seja 6,41% para atender a determinação do Ministério da Educação para renovar os contratos do FIES – Financiamento Estudantil.

Para o Governo Federal as Instituições que lançaram reajustes superiores a 6,41% serão bloqueadas para destinação do financiamento. Atualmente são 500 alunos cadastrados no programa.

O Presidente Ademir Maschio, disse que para atingir os índices exigidos pelo Governo Federal a FUNEC aumentou o desconto nos pagamentos dentro da pontualidade, ou seja, para quem paga a mensalidade até o dia 10 de cada mês.

Essa medida resultará na redução de arrecadação da ordem de R$420 mil aproximadamente.

A partir desta quinta feira (26) os alunos que possuem o FIES poderão realizar o cadastro para o primeiro semestre de 2015. Para os novos alunos, o período para solicitar o financiamento iniciará no dia 1 de março e vai até o dia 31.

Desde o mês de dezembro o Governo Federal não repasse os recursos contratos do FIES. O Presidente Ademir Maschio disse também que com a alteração do reajuste de 8,5 % para 6,41, irá garantir o FIES a todos os alunos matriculados que ingressarem no Programa.

Os valores cobrados a mais nos primeiros meses, serão devolvidos em forma de descontos nas mensalidades até o mês de julho, garante Maschio.