16/10/2015 17h02 - Atualizado em 16/10/2015 17h18

Santa Fé do Sul / Frigorífico JBS demite 70 funcionários do setor de abate

Na próxima semana poderão ocorrer novas demissões. Diretores não atende a imprensa para dar esclarecimentos oficiais sobre o futuro da empresa

Os 70 funcionários do setor de abate do Frigorífico JBS foram demitidos na tarde desta sexta feira (16) confirmando assim a triste notícia de que a Unidade de Santa Fé do Sul está prestes a fechar suas portas.

Hoje a tarde, todos os funcionários foram chamados a comparecer no setor de Recursos Humanos para assinarem o aviso de demissão e retornarão no próximo dia 27 para realização de exame demissional para dar entrada dos acertos trabalhistas de cada um deles.

Algumas funcionárias deixa o local com lágrimas nos olhos já imaginando o péssimo final de ano que terão com o aviso das demissões.

Um funcionário que não quis se identificar disse que a justificativa dada para as demissões seria a falta de animais para serem abatidos e que por isso estão encerrando as atividades no JBS de Santa Fé do Sul. Empregado há quatro anos na empresa ele disse que foi convidado a ser transferido para uma unidade da empresa instalada em Cassilândia no estado do Mato Grosso do Sul, mas não teve interesse.

Na saída do frigorifico uma mulher reclamava a perda do emprego após o recente nascido de um filho e previa um final de ano com dificuldades. No setor de abate existem funcionários que estavam na função há 13 anos e outros que foram recentemente contratados e que também lamentaram a perda do emprego com carteira assinada.

O funcionário também lembrou que em outras épocas o frigorifico chegou a abater 600 animais por dia sem interrupção e que nos últimos meses a unidade de Santa Fé do Sul matava de 400 a 200 bois por dia, mas em alguns dias da semana. Ele também observou que nos últimos meses a empresa investiu em equipamentos modernos e na infraestrutura e que não acreditava que o frigorífico poderia estar nessa situação de possível paralisação dos serviços.

O Informamais tentou falar com algum representante da empresa para comentar sobre as demissões e confirmar a notícia de que na semana que vem, mais precisamente no dia 20 de outubro, terça feira, começarão as demissões dos funcionários do setor de desossa que emprega cerca de 300 trabalhadores. Hoje (16) este setor ainda funcionou. Ninguém atendeu a reportagem para falar sobre as demissões e se realmente o Frigorífico JBS de Santa Fé do Sul vai fechar definitivamente. O frigorífico empregava cerca de 600 pessoas