20/07/2016 16h46 - Atualizado em 20/07/2016 16h46

Santa Fé do Sul / Funcionários da Santa Casa terão reajuste nos salários de 9,83%

Índice será repassado de forma parcelada em agosto e novembro. Santa Casa emite nota de esclarecimento.

Na tarde desta terça feira, 19, representantes do Sindicato dos funcionários da Santa Casa de Santa Fé do Sul e a administração do Hospital chegaram a um acordo sobre o reajuste salarial do período 2015/2016.

As negociações se iniciaram na semana passada, na terça feira (12) e após um bom diálogo entre as parte, resultou na aplicação do índice de 9,83%, INPC de março de 2016 nos salários dos cerca de 200 funcionários que receberão 5% a partir do pagamento de agosto e 4,83% no mês de novembro.

A Santa Casa queria prorrogar o reajuste para março de 2017, mas houve entendimento de parcelar no ano corrente sem aplicação do índice de forma retroativa, já que a data base do reajuste era o mês de maio. Em tese os funcionários abrirão mão deste reajuste nos meses de maio e junho.

No início das negociações os funcionários que temiam ficar sem reajuste no ano corrente, em assembleia discutiram a possibilidade de uma paralisação caso a reinvindicação não fosse atendida. O Sindicato da catergoria também obteve o apoio do Vereador do PSDB, Sabão, que chegou a participar das negociações mantendo contatos com o prefeito muicipal Armando Rossafa e os representantes do Hospital. Os dois lados mantiveram um bom nível nas conversas e as propostas foram aceitas contentando ambos os lados, comentou o vereador que também luta pela implantação da redução da jornada de trabalho dos enfermeiros (as) para 30 horas semanais.

Para a vice presidente do Sindicato, Marta Carvalho, os funcionários também entenderam as dificuldades financeiras que passa o hospital e decidiram parcelar o reajuste.

Lembrando que a Prefeitura, o SAAE, a FUNEC e os funcionários da UPA não foram beneficiados com reajuste em 2016. O Prefeito Armando apenas aumentou R$50 no abono dos funcionários publicos. Essa medida não atende os aposentados nem mesmo os funcionários da UPA que não são beneficiados pelo abono salarial.

Leia: (http://www.informamais.com.br/Site/Paginas/Santa-Fe-do-Sul--Funcionarios-da-Prefeitura-SAAE-e-FUNEC-nao-terao-aumento-salarial-em-2016/2212)

Nota de Esclarecimento da Santa Casa de Santa Fé do Sul

A administração da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul vem a público esclarecer o pagamento do índice (INPC) de 9.83% referente ao dissídio dos funcionários. 

A Santa Casa sempre buscou juntamente com o Sindicato a melhor forma possível para resolver a situação.  

Devido a atual crise do país, grande parte das empresas têm sofrido consequências, inclusive a Santa Casa, que no momento está passando por um grande processo de mudanças internas, visando à organização financeira e administrativa, beneficiando assim a população de Santa Fé do Sul e região.

A proposta da Administração para cumprir com o Índice a ser pago, foi de efetuar o pagamento da primeira parte de 5% a partir do mês de agosto de 2016 referente ao mês de julho, e os demais 4.83% referente ao mês de março estariam sendo pagos até abril de 2017. 

Foi lançada uma contraproposta do Sindicato junto aos colaboradores, onde a primeira parte do pagamento de 5% seria realizada no mês de julho e os demais 4.83% pagos no mês de dezembro, sendo esta referente ao mês de novembro. 

Fizemos uma contraproposta junto ao Sindicato, onde a primeira parte do pagamento de 5% seria realizada no mês de julho e os demais 4.83% pagos no mês de Janeiro/17, sendo esta referente ao mês de dezembro. 

Por fim, prevaleceu a proposta onde a primeira parte do pagamento de 5% será realizada no mês de julho e os demais 4.83% pagos no mês de dezembro, sendo esta referente ao mês de novembro. 

Sabemos que teremos grandes problemas financeiros para honrar o acordo, mas acreditamos na colaboração da população de Santa Fé do Sul e Região, para cumprir mais esta etapa. 

Agradecemos a todos nossos funcionários e colaboradores, ressaltando a suma importância de ambos para a Santa Casa, assim como o Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde de São José do Rio Preto pela confiança e parceria.