19/12/2014 13h39 - Atualizado em 19/12/2014 13h52

Santa Fé do Sul / Funcionários da Santa Casa vão parar na segunda feira (22)

A decisão foi tomada em Assembleia caso o hospital não faça o pagamento do salário de novembro

Funcionários da Santa Casa de Santa Fé do Sul reunidos em Assembleia na manhã desta sexta feira (19) decidiram entrar em greve dentro de setenta e duas horas. Eles estão sem receber os salários do mês de novembro e a segunda parcela do 13º salário que vence hoje (19).greve santa casa

Ontem (18) à tarde o Sindicato da categoria promoveu um protesto em frente o hospital para mostrar a insatisfação geral dos funcionários.

Hoje o Sindicato entregou o documento de notificação da greve e de acordo com a lei 7.783/1989 que estabelece um prazo de setenta e duas horas caso os salários não sejam depositados em conta corrente todos os funcionários entrarão em greve a partir de segunda feira (22)

O Provedor da Santa Casa, Natalino Franco recebeu a notificação em frente à entrada principal do hospital e disse que apoia o movimento, mas reconheceu que em face do atraso dos repasses da União não tem condições de efetuar o pagamento do salário nem do décimo terceiro. Segundo o hospital o SUS deveria ter repassado cerca de R$240 no início do mês e até agora não o fez. A Santa Casa possui cerca de duzentos funcionários.

Já o diretor técnico do Hospital, o médico Josemar Dela Coleta, disse que o protesto é justo, e que e espera que nas próximas horas o problema seja resolvido, caso os repasses do SUS sejam depositados na conta da instituição. Josemar também espera que o impasse entre os médicos que querem reajuste do plantão a distancia seja resolvido para que a população não fique sem o atendimento necessário. A hipótese de fechamento do hospital está descartada disse o diretor técnico.

Marta Carvalho, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde da região de São José do Rio Preto disse que esta é uma situação apenas da Santa Casa de Santa Fé do Sul e que nenhum outro hospital vive tal situação. Marta comentou que uma cidade que tem grandes representantes políticos como o Deputado Estadual Itamar Borges em um Federal Edinho Araújo passe por uma situação desta, com atraso dos salários e que se repete todos os anos. “A saúde tem que ser tratada com mais responsabilidade em Santa Fé do Sul, principalmente no Hospital”, disse a dirigente sindical.

Nova Assembleia foi marcada para segunda feira dia 22 dedezembro as oito horas da manhã em frente a Santa Casa de Santa Fé do Sul.