21/08/2014 15h24 - Atualizado em 21/08/2014 15h30

Santa Fé do Sul / Funec faz paceria com a ONG Univida para a construção de uma Policlínica

Investimentos da Univida serão R$ 2 milhões

O presidente da Funec de Santa Fé do Sul Ademir Maschio apresentou no dia 11 de agosto ao Conselho Curador o projeto para concessão de um espaço físico para Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida (Univida), coordenada pelo Padre Eduardo Lima. Os membros do Conselho Curador aprovaram por unanimidade a concessão de uma área (3 mil metros quadrados) no Campus I da Funec.

A concessão será de 30 anos, podendo ser prorrogada por mais 30. “Depois de algumas reuniões com o padre Eduardo, conhecemos o projeto da ONG e entendemos a importância dele para a nossa comunidade e para a região. Prontamente levei a proposta aos nossos conselheiros, que aprovaram sem hesitar. Estamos muito satisfeitos com a parceria na concessão”, afirmou o presidente Ademir Maschio. Ele ainda ressaltou que o projeto será encaminhado para a Câmara Municipal para ser aprovado pelo Poder Legislativo.  

Segundo o Pe. Educardo no espaço cedido será construído uma Policlínica para atender aos objetivos da ONG Univida, que são dimensionar o aspecto humanitário à formação dos universitários e contribuir com a qualidade de vida das comunidades a serem atendidas por ela.

O Pe. Eduardo ainda explicou que projeto físico da Policlínica se adaptará ao espaço cedido pela Funec, que entendeu ser de interesse dos seus alunos bem como da população de Santa Fé d Sul e região.  Porém, cabe à ONG Univida a responsabilidade do planejamento, execução e conservação da Policlínica “UNIVIDA”, segundo as necessidades observadas por esta organização. Bem como a administração da Policlínica, de competência do presidente da ONG.

“Trata-se de uma construção de grandes dimensões, de alto custo para ser edificada e equipada. E que depois de concluída, a toda a manutenção, desde os recursos humanos até equipamentos e insumos necessários, ocorrerá a expansão da ONG Univida. A ONG possui capacidade financeira para arcar com esta responsabilidade devido a patronos da sua causa, que generosamente contribuíram para este empreendimento venha a sucesso”, afirmou Pe. Eduardo.

UniVida

A Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida – “UNIVIDA” é uma entidade que se estabeleceu com a finalidade de organizar o trabalho voluntário de jovens universitários junto às populações em risco social. Foi fundada em 15 de fevereiro de 2014.

Tornou-se necessária para articular os interesses entre as faculdades, os alunos voluntários, com a Igreja Católica e demais setores que se beneficiariam direta ou indiretamente das atividades humanitárias desenvolvidas pela associação. E para promover a seriedade e transparência do trabalho. Atua paralelamente à Pastoral Universitária nas ações que envolvem este público jovem e comprometido com as causas sociais.

A favor desta entidade, há o todo o exercício pregresso, a atuação junto à população de Santa Fé do Sul, durante a Campanha da Fraternidade 2012, com o tema Saúde Pública, que envolveu alunos do curso de Odontologia da FUNEC. As visitas contemplaram mais de cem residências, nas Vilas Mariana e Pacheco, Centro-sul e São Francisco. Onde os alunos procediam exame clínico da cavidade bucal, anamnese e orientavam sobre a higienização de próteses. mais de As visitas contemplaram mais de cem residências, nas Vilas Mariana e Pacheco, Centro-sul e São Francisco. Atendimento nos centros de reabiltação do município, Chácara Jerusalém e Madre Paulina, computando 30 tratamentos curativos, em um período de 40 dias e 25 alunos voluntários.

Foi marco inicial do voluntariado universitário e expediente para deflagar o espírito colaborativo destes jovens, que se agregaram aos vários trabalhos sociais desenvolvidos pela Paróquia São João Batista, como o trabalho na barraca da Pastoral Social, durante a festa do aniversário da cidade.

E o desempenho de três missóes – Missão MOSA, Missão Guarani Kayová e Missão Ekó, levadas à realidade dos indígenas da reserva de Dourados/MS. Acões que buscam melhoria na qualidade de vida desta população.