11/10/2016 18h45 - Atualizado em 11/10/2016 18h56

Santa Fé do Sul / Governador visita Rotary e conhece na APAE tratamento de alunos com paralisia

Instituição faz doação de equipamento para ampliar atendimento de reabilitação de alunos com paralisa cerebral.

O Governador do Rotary Club Internacional - Distrito 4480, Celso Pereira Martins que é dá cidade de Fernandópolis visita nesta terça feira (11) Santa Fé do Sul. Celso também foi ao gabinete do Prefeito Armando Rossafa Garcia e mencionou o trabalho que a instituição exerce em todo mundo de forma Comunitária com dedicação especial a erradicação da Poliomielite. Segundo o governado, o Afeganistão e o Paquistão são dois países que estão em situação endêmica e ações no combate a doença nessas duas nações merecem atenção especial do Rotary Internacional.

Celso agradeceu ao prefeito por todo apoio recebido nas atividades rotarias.

O Prefeito Armando ressaltou o espírito solidário dos membros do Rotary que ajudam a cidade na atenção as causas sociais.
Os integrantes da Casa da Amizade, Rotaract e Rotary Kids também participam da recepção oferecida pelo chefe do executivo santafessulense.
O presidente do Rotary de Santa Fé do Sul, Edinho Nakamura destacou as ações locais dentre elas a aquisição de uma roupa especial que será doada para a APAE no tratamento de pacientes com paralisia cerebral. A roupa custou sete mil reais e foi adquirida nos Estados Unidos. O método foi implantado em programas espaciais na reabilitação de astronautas que passaram muito tempo no espaço e quando retornavam apresentavam sinais de enfermidade nos movimentos dos membros inferiores e superiores e foi adotado na reabilitação de pacientes com paralisia cerebral com resultados expressivos.

Segunda Priscila Kobayashi a APAE de Santa Fé do Sul é referência neste tratamento na região noroeste e atualmente são atendidos cerca de 15 pacientes que já apresentam melhoras significativas. Com a doaição da roupa tamanho pequeno, mais 15 pacientes poderão ser atendidos. O meto do tratamento recebeu o nome de "Pediasuit".

O método PediaSuit é uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas de uma criança.  Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos. É um programa que estimula o crescimento e desenvolvimento de cada criança. Trabalha a eliminação de reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais.

Apresidente da APAE agradeceu a doação do Rotary, e que o gesto de solidariedade representa muito para os alunos da instituição e para as famílias dos pacientes que irão se beneficiar da doação. "Estamos felizes porque a partir de agora esse setor de reabilitação que é referencia na região vai poder ajudar muitas crianças que sofre de paralisia cerebral, trata-se de um importante auxílio a nossa entidade", finalizou Lia Maura Lopes