05/08/2015 12h12 - Atualizado em 05/08/2015 12h12

Santa Fé do Sul / Governo libera novos contratos do FIES e FUNEC abre novas vagas

Estão disponíveis 29 novos contratos e prazo termina amanhã dia 6 de agosto

O governo federal liberou no dia 31 de julho liberou crédito extraordinário de R$ 5,1 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O recurso faz parte do total de R$ 9,8 bilhões em créditos extraordinários abertos em favor do Ministério da Educação, de encargos financeiros da União e de operações oficiais de crédito.

A medida vai disponibilizar 29 novos contratos de FIES para os alunos da FUNEC somente para alguns cursos da instituição que esclarece que anteriormente a instituição era quem liberava as adesões de acordo com o limite financeiro e a partir deste ano passou a ser por cotas condicionadas a nota do curso e de acordo com a oferta de vagas, como exemplo o curso de Odontologia onde a FUNEC ofertou oitenta vagas. O curso de Odonto obteve conceito 4 (quatro) com oferta de 75% das vagas ou seja 60  vagas para o curso e neste caso já foram preenchidas 53 vagas no primeiro semestre de 2015, sobrando 7 (sete) para o segundo semestre, disse Ademir Maschio, presidente da Fundação.

Vagas disponíveis para o Fies no segundo semestre na FUNEC de Santa Fé do Sul: Administração uma vaga para o período noturno, Direito: uma vaga noturno, Educação Física uma para o diurno e uma no noturno, Enfermagem uma vaga para o noturno e uma para diurno, Agronomia uma vaga para o período diurno, Engenharia Civil quatro vagas no período noturno e duas vagas no diurno, Fisioterapia duas vagas noturno e uma vaga diurno, Letras: uma vaga noturno, Odontologia integral sete vagas, Pedagogia período noturno uma vaga e Psicologia: três vagas noturno e uma vaga diurno.

O administrador da FUNEC, Aderval Clovis Morreti salientou que os alunos matriculados nestes cursos e que se interessarem pelo Financiamento deve se cadastrar no site do FIES até amanhã, dia 6, de julho para pleitear o benefício junto ao Governo Federal. O resultado da pré-seleção será no dia 10 de agosto, data definida também para pleitear os aditamentos dos contratos vigentes. Os juros anuais do FIES subiram de 3,4% para 6,5% nos novos contratos e o prazo para quitar a dívida também diminuiu: três vezes a duração do curso