09/11/2018 06h38 - Atualizado em 09/11/2018 06h38

Santa Fé do Sul / Ibama multa donos de ranchos em até R$5 mil por roçarem margens do Rio Paraná

Encontro marcado para esta sexta feira (9) vai discutir ação coletiva de contestação da medida aplica pelo Instituto do Meio Ambiente.

Cerca de 50 proprietários de ranchos localizados em sua maria no Bairro Águas Claras, na Estância Turística de Santa Fé do estão recebendo um Auto de Infração, acompanhado de um ofício do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) de São José do Rio Preto, cujo valor pode alcançar até R$5 mil para cada proprietário, e segundo se apurou, eles teria cometido um dano ambiental ao efetuar a roçagem de gramas (limpeza) na área de preservação localizada às margens da represa de Ilha Solteira (Rio Paraná).

Após o recebimento da notificação os proprietários terão até 20 dias para a liquidação do boleto, ou apresentar recurso junto ao órgão. O Instituto ainda oferece 30% de desconto no valor aplicado em forma de multa, e caso não for efetuado o pagamento, o dono do imóvel será lançado na Dívida Ativa da União.

Também chegou até a redação do informamais que se trata de uma operação desencadeada pelo Ministério Público Federal com as Concessionárias e o Ibama que registraram a atividade dos proprietários que roçaram a vegetação às margens do rio, em frente aos respectivos imóveis e aplicada a “salgada” multa.

Outra informação que será apurado com mais detalhes é de que a partir de agora a recuperação da área que pertence a concessionária não será de responsabilidade do proprietário, depois que acabar essa operação será firmado um TAC – Termo de Ajuste de Conduta entre o MP com as Concessionárias e elas ficarão responsáveis pela recuperação na área de preservação.

Os proprietários dos imóveis notificados, marcaram para esta sexta-feira (9), uma reunião para tentar uma ação coletiva e contestar a medida e deverá contar com a presença do Prefeito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio (DEM) e do deputado estadual Itamar Borges (MDB). A reunião acontecerá na sede da lanchonete “Tuti Fruti”, localizado no Bairro Águas Claras, as 18h30m.

Um dos proprietário, de forma indignada nos informou da referida multa, e se mostrou preocupado com o que vem pela frente, pois sem a manutenção da limpeza nas margens do Rio Paraná, dentro dos imóveis, o  acesso ao Rio deverá ficar impossibilitado para os turistas que se deslocam para curtis finais de semana e férias, portanto vislumbra um grande prejuízo para o turismo local e regional, já que a operação deverá se estender em toda extensão do lago de Ilha Solteira.