16/11/2017 16h44 - Atualizado em 16/11/2017 16h44

Santa Fé do Sul / Inaugurada a Casa da Advocacia e da Cidadania da Subseção da OAB

Terreno para nova sede foi doado pela prefeitura municipal

“Aqui é o lugar onde o cidadão encontra profissionais bem preparados para ter exercido seu direito de defesa”, com essas palavras o presidente da Secional paulista da Ordem Marcos da Costa, deu como inaugurada a nova Casa da Advocacia e Cidadania da Subseção de Santa Fé do Sul (10/11).

Construído com a característica das casas atuais, o imóvel é dotado de iluminação autossustentável, com energia solar e vários equipamentos essenciais para o exercício da profissão. Além disso, conta com ampla acessibilidade, Espaço CAASP, atendimento aos mais carentes por meio da Assistência Judiciária, e auditório com capacidade para mais de 90 pessoas. 

José Jorge Pereira da Silva, presidente da OAB local, que fica a 630 quilômetros da capital paulista, ressaltou que a distância nunca foi impeditivo para que a diretoria da Secional paulista da Ordem acolhesse às reivindicações da classe. “A maior prova dessa proximidade está registrada neste momento que nos é entregue este imóvel.” O dirigente destacou ainda o esforço do executivo e do legislativo para possibilitar a doação do terreno, possibilitando assim o financiamento para a construção da obra. “Essa Subseção, instalada em 1983, tinha obtido a concessão de um terreno do governo estadual, mas pelo fato de não termos a escritura definitiva, não conseguiríamos obter o financiamento, mas o município acabou por nos ceder esse espaço”, relatou. 

Informação destacada pelo atual prefeito da cidade, Ademir Maschio, e pelo ex-prefeito Itamar Borges, hoje deputado federal, que teve participação na negociação para a obtenção do terreno.

O presidente do Poder Legislativo de Santa Fé do Sul, Marcelo Favaleça discursou enfatizando que esta nova sede dará mais condições de trabalho aos profissionais do direito e principalmente mais conforto para à população que busca a assistência de um profissional tão importanto para a sociedade.

 

Maschio, que ainda outorgou o título de hóspede oficial da cidade a Marcos da Costa, agradeceu o trabalho de seu antecessor na Prefeitura, Armando Rossafa, por ter oficializado a doação do terreno. Finalizou seu discurso citando uma frase de Aristóteles: “A base da sociedade é a Justiça”.

Em nome do Judiciário, o juiz Rafael Almeida Moreira de Souza falou acerca da importância do trabalho do advogado em defesa dos jurisdicionados. “O cidadão não estaria bem defendido se não contasse com vocês”, afirmou ao acrescentar a necessidade do advogado no atendimento pela Assistência Judiciária e nas audiências realizadas pelos Cejuscs. 

Representando os conselheiros Secionais, Carlos Alberto Expedito de Britto Neto. “Essas concretizações demonstram a força da advocacia em todo o Estado”, afirmou. Pela CAASP, o vice-presidente Arnor Gomes da Silva Júnior avaliou que a entidade está sempre atenta às necessidades do advogado, principalmente quem precisa de ajuda. “A Caixa de Assistência inaugura esse espaço físico para promover um canal direto com a sede para trazer para cá os serviços em prol da advocacia”, acentuou. 

Pela OAB SP compareceram ainda o secretário-geral, Caio Augusto Silva dos Santos, o tesoureiro Ricardo Toledo Santos Filho, os conselheiros Regina Maria Sabia, Antônio Elias Sequini, além de diretores de Santa Fé do Sul e de presidentes das Subseções da região. Também marcaram presença representantes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo.

(com assessoria da OAB/SP)