03/05/2018 15h03 - Atualizado em 03/05/2018 15h03

Santa Fé do Sul / Já são 16 casos de H1N1 e vacinas estão disponíveis para crianças e gestantes

Vacinação vai terminar no dia 1 de junho.

Desde o início da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe, 23 de abril, a cidade de Santa Fé do Sul contabiliza 31 notificações de pacientes com suspeita da gripe, sendo que destes, até o dia 2/5, quarta feira foram confirmados 16 casos da doença e quatro ainda aguardavam os resultados dos exames que devem chegar nesta sexta-feira.

No último dia 2 de maio iniciou-se a vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas. Neste dia, as doses foram insuficientes para atender a demanda, mas na manhã desta quinta feira a vacinação foi retomada normalmente. Idosos e profissionais da saúde continuaram sendo vacinados.

A 3ª Etapa vai iniciar a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros

Além disso, o 12 de maio marca o Dia D – aí todos os grupos de risco serão incluídos. Nessa data, estarão abertos 65 mil postos de vacinação contra a gripe, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com o envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

Dicas de prevenção

Lavar as mãos com água e sabão frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento, tocar os olhos, nariz ou boca e após tossir, espirrar ou usar o banheiro).

Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável. Após o uso, descartá-los em lixeiras.

Na ausência de um lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar.

Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal.

Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar.

Pessoas com gripe/resfriado devem evitar ambientes fechados e aglomerados, assim como contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão, etc).