05/02/2017 08h11 - Atualizado em 05/02/2017 10h13

Santa Fé do Sul / José Roberto deixará direção administrativa do CONSAGRA/UPA

Ele irá retornar para Jales onde irá assumir o mesmo cargo no Consórcio de Saúde da Região.

José Roberto Pietrobom, diretor do CONSAGRA- Consórcio de Saúde da Região dos Grandes Lagos em Santa Fé do Sul vai deixar o cargo que assumiu em setembro de 2013 e irá assumir a mesma função do CONSIRJ – Consórcio de Saúde de Jales. O CONSAGRA é quem administra a UPA – 24 horas da região de Santa Fé do Sul que atende a população de seis municípios. A média diária de atendimento em Santa Fé do Sul é de 200 usuários.

José Roberto, que é de Jales já integrou a equipe do CONSIRJ que implantou a UPA de Jales e o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência onde ocupou o cargo de diretor administrativo até 2012. No ano seguinte (2013), foi convidado pelo prefeito de Três Fronteiras, Flávio Renda   para trabalhar na secretaria de administração e saúde da cidade, logo em seguida foi requisitado pelo prefeito de Santa Fé do Sul, Armando Rossafa para iniciar a instalação da UPA de Santa Fé onde Sul, onde permaneceu até hoje e desfruta de credibilidade entre o colegiado de prefeitos, funcionários, médicos e dos usuários da unidade, graças ao seu profissionalismo e competência.

O convite para voltar para Jales surgiu lógo após as eleições de 2016, pelo prefeito eleito Flávio Prandi Franco, com quem José Roberto goza de grande amizade, respeito e confiança. O diretor do Consagra de Santa Fé do Sul disse que a decisão de deixar Santa Fé do Sul, foi difícil porque "construiu grandes amizades e ganhou a confiança de todos, e tem imensa gratidão à todo que opoiaram no seu trabalho, especialmente ao ex- Prefeito Armando Rossafa que sempre esteve ao seu lado nas decisões".

José Roberto disse também que atualmente a UPA de Santa Fé do Sul presta um serviço de qualidade à população e isso se deve ao comprometimento de todos os Prefeitos dá Comarca que fazem suas obrigações repassando recursos para a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento.

Para o diretor do Consagra, o bom atendimento só acontece com a responsabilidade dos empregados e médicos que atendem a população em regime de plantão 24 horas, ininterruptas, e agradeceu todos os seus colaboradores

O CONSAGRA de Santa Fé do Sul tem orçamento previsto de R$6,5 milhões enquanto o Consórcio de Saúde de Jales possui um orçamento superior a R$15 milhões e integra mais de 15 cidades.

A notícia da volta de José Roberto Pietrobom também ganhou destaque na imprensa em Jales como publicou o “blogueiro” Valdir José Cardoso – o Cardosinho (Blog do Cardosinho).

Brigitão foi diretor administrativo do Consirj durante os oito anos dos dois mandatos do ex-prefeito Humberto Parini (2005-2012) e participou da formatação do consórcio, além de ajudar na implantação da UPA de Jales. Conciliador, ele foi fundamental em vários episódios, especialmente no relacionamento com a Santa Casa de Jales, como registrou o jornalista Deonel Rosa Júnior na edição do Jornal de Jales de 20/01/13.

A direção administrativa do Consirj não foi, no entanto, a primeira incursão do ex-bancário Brigitão na área da saúde. Antes, ele já havia atuado como chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, durante a turbulenta administração Guisso-Caparroz-Hilário (2001-2004). 

Em janeiro de 2013, com a chegada da ex-prefeita Nice Mistilides ao poder, Brigitão foi substituído pelo então ex-vereador Henrique Macetão. Mas ele não ficou muito tempo longe da vida pública. Menos de dois meses depois de deixar o Consirj, Brigitão foi convocado pelo prefeito Flavinho, de Três Fronteiras, para ser o diretor municipal de Saúde daquele município.

Sua exitosa atuação na Saúde de Três Fronteiras e, mais do que isso, sua vasta experiência como diretor do Consirj, estimularam o então prefeito de Santa Fé do Sul, Armando Rossafa, a convidá-lo para assumir a coordenação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região dos Grandes Lagos, o Consagra, cargo que ele vinha ocupando desde setembro de 2013.