14/08/2014 19h12 - Atualizado em 14/08/2014 19h12

Santa Fé do Sul / Lixo irregular vai causar sanções administrativas

CETESB vai notificar prefeitura mais uma vez

A paciência dos moradores no residencial Vila Lobo está se esgotando a cada dia que passa. Desta vez a mobilização e o descontentamento dos santafessulenses chamaram a atenção do departamento de jornalismo da TVTEM de São José do Rio Preto.

Uma equipe do canal filiado a TV Globo entrevistou os moradores e um técnico da Cetesb que constatou a disposição de resíduos de forma inadequada no local denominado como antigo lixão.

O Engenheiro Agrônomo Jéferson Vidal Medeiros, disse que o Município deveria ter isolado a área e a limpeza do local, impedindo o acúmulo de resíduos que deveriam ser depositados no aterro sanitário.

Medeiros, afirmou que a Prefeitura já tinha sido notificado sobre o problema anteriormente e diante do quadro apresentado a CETESB fará um relatório e em seguida serão tomadas sanções administrativas contra o poder público municipal. Para o engenheiro nenhum tipo de resíduos deveria estar sendo depositado no local.

A poluição provocada pelo lixão está sendo motivo de reclamações por parte dos moradores. Nos últimos meses, o problema da fumaça vinda da área onde são depositados os entulhos do Município tem sido prejudicial, atingindo diversos bairros.

O problema acontece principalmente à noite e um dos bairros mais prejudicados é a Vila Lobos. O bairro fica a cerca de quinhentos metros do antigo lixão. Os moradores pedem que os responsáveis coloquem vigias para impedir a ação de vândalos que ateiam fogo no lixo depositado.

Apesar dos portões permanecerem trancados com cadeados, o alambrado que cerca a área está deteriorado, facilitando o acesso dos moradores que transportam o lixo com veículos próprios.

Segundo a Prefeitura de Santa Fé do Sul, serão investidos mais de R$1 milhão de reais no local que será revitalizado inclusive com o reflorestamento do local. A nova área já foi adquirida para o depósito de resíduos de construção e entulhos e funcionará na estrada municipal 1. Além do novo local a Prefeitura também está comprando um equipamento para triturar e separar os resíduos de construção que serão reutilizados. O prazo fixado para concretização do novo projeto é a partir de novembro.