04/11/2019 15h55 - Atualizado em 04/11/2019 15h55

Santa Fé do Sul / Médicos ainda mantém paralisação nos atendimentos na Santa Casa

Upa registra pequeno aumento no atendimento durante fim-de-semana, e registrou 22 transferências de pacientes.
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) emitiu nota informando que após a reunião realizada no sábado (2), com o Provedor da Santa Casa de Misericórdia José Biscassi, o prefeito Ademir Maschio anunciou que será repassado ao Hospital cerca de R$ 100 mil até o dia 20 deste mês.
 
O prefeito pediu novamente o apoio do Corpo Clínico nos atendimentos para que a população não seja afetada.
 
Ademir Maschio disse que desde o início do Governo, já foram repassados mais de R$ 14 milhões à Santa Casa de Santa Fé entre recursos próprios, emendas e convênios estaduais e federais e garantiu que continuará sua luta em busca de recursos em prol do Hospital.
 
O Prefeito aguarda o desfecho de uma reunião que deverá acontecer entre a administração da Santa Casa com os Médicos e que até a manhã desta segunda-feira (4) não aconteceu o que deve se confirmar para a tarde de hoje.

A paralisação começou a afetar o faturamento do hospital que além de não internar pacientes via SUS - Sistema Único de Saúde, também não está recebendo pacientes de outros Convênios e nem mesmo de particulares.
 
O reflexo da paralisação também se concentra na solicitação de transferências através da Cross - Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde e em alguns casos os pacientes estão procurando outras alternativas na região e até mesmo a UPA - 24 horas.

O setor de Pronto Atendimento está atendendo somente casos de urgência e todas as especialidades estão paradas, só atendendo os pacientes já internados e as urgências.
 
Nesta segunda-feira (4) o hospital está atendendo 43,33% de sua capacidade total. Ao todo estão assistidos 39 pacientes, sendo que 36 (92,30%) são internações via SUS. 17 pacientes estão no setor de Leitos Prolongados, um paciente na ala particular, 12 na clínica médica, dois na maternidade e 07 na UTI - Unidade de Tratamento Intensivo.
 
O Hospital tem capacidade para internar 89 pacientes em todas as suas alas e 11 no Pronto Atendimento - urgência e emergência.
 

UPA
De acordo com informações da administração da UPA, que é administrada pelo Consórcio Regional de Saúde - CONSAGRA, apesar da paralisação dos médicos da Santa Casa durante o final se semana (1 a 3/11) não houve tumultuo no fluxo de atendimento aos pacientes e que a Unidade já estava preparada para um aumento no atendimentos pois a Santa Casa também não está atendendo pacientes de convênios, nem mesmo particular.
 
Desde sexta feira (1) até o início da manhã de segunda-feira (4), a UPA registrou 593 atendimentos de diversas enfermidades. Na semana anterior, apenas no final de semana, foram 517 atendimentos naquela Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.
 
Hoje (4) o atendimento seguia normal até o meio dia sem nenhum transtorno para os usuários nem mesmo para a administração.
 
A UPA possui 06 camas (leitos), no setor de observação e 03 na emergência com 10 poltronas.

Internações - Transferências 
Desde sexta-feira, dia 1 de novembro a UPA Regional de Santa Fé do Sul solicitou 22 (vinte e duas) internações via Cross - Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde , e todos foram encaminhados para Hospitais da Região.
 
Um atendimento na UPA, no sábado (2), gerou polêmica durante o atendimento de um senhor de 80 anos que deu entrada com fratura de fêmur, o paciente também tinha histórico de problemas respiratórios, e depois de ser entubado na UPA e após insistência da Unidade de Pronto Atendimento, a Santa Casa aceitou interná-lo, mas o quadro não evoluiu positivamente e o mesmo veio a óbito no início da noite de domingo (3).