01/10/2020 11h00 - Atualizado em 01/10/2020 11h00

Santa Fé do Sul / Mesmo com queda do volume de chuvas, abastecimento de água está mantido

SAAE Ambiental informou que houve queda de chuva de 255 mm em 2020 e que consumo diário de água é de 7,5 milhões de litros.

Um levantamento realizado junto ao SAAE – Ambiental de Santa Fé do Sul aponta que houve queda de 255mm de chuvas nos últimos nove meses em relação ao mesmo período de 2019.

No ano passado o volume de chuvas registrado no período de janeiro a setembro foi de 670mm, enquanto em 2020 choveu apenas 415.

A última chuva ocorrida em meados de setembro deste ano, registrou apenas 1.8mm e em agosto, cerca de 3,6mm.

Ainda segundo o SAAE, o consumo diário registrado nos últimos dias de agosto foi de 8 milhões de litros diários e em setembro houve uma redução do consumo de diário para 7,5 milhões, esse consumo relacionado apenas com a captação de água da represa municipal, excluindo o consumo dos poções instalados em bairros que estão interligados a rede de abastecimento.

Milton Ricardo de Carvalho (Tróia), informou que a “a represa está até no presente momento com seu nível de armazenamento dentro dos parâmetros para essa época do ano, apesar de um pouco abaixo, devido à estiagem, mas com uma boa capacidade, tendo em vista que tomamos algumas precauções no sentido de ligar os poços auxiliares da represa em maio e não somente agora no período de estiagem. Essa medida deu um ganho de 30 dias em relação ao consumo. Também interligamos alguns poços dos bairros na rede central para auxiliar no consumo da água que vem da represa,” explicou o superintendente que reiterou a importância da compreensão da população, que pode ajudar excluindo os excessos e uso de água sem a devida necessidade.

O Superintendente afirmou até o momento, não está previsto racionamento no abastecimento de água na Estância Turística.