21/06/2015 12h26 - Atualizado em 21/06/2015 12h26

Santa Fé do Sul / Ministro Edinho Araújo participa do Desfile Cívico de Aniversário

Em entrevista ao Informamais Edinho faz avaliação de sua atuação no Ministério dos Portos e fala dos avanços e conquistas da Piscicultura

Durante o Desfile Cívico realizado nesta manhã de domingo (21) em Santa Fé do Sul, em comemoração aos 67 anos de Fundação da cidade, o Prefeito Armando Rossafa recebeu a ilustre presença do Ministro dos Portos Edinho Araújo que também foi homenageado como ex-prefeito. Também estavam no palanque os ex-prefeitos Thomas Monte Vicente e Antonio Carlos Favaleça. Mara Amaral representou ex-prefeito Itamar Borges.

O Informamais entrevistou o deputado federal licenciado e hoje Ministro dos Portos Edinho Araújo que demonstrou imensa alegria em poder compartilhar e estar presente no aniversário de 67 de fundação de Santa Fé do Sul e lembrou-se dos seus pioneiros e fundadores que ajudaram a construir o progresso da cidade.

Para o Ministro Edinho, Santa Fé do Sul tem muito a comemorar: comemorar o progresso e desenvolvimento de cada dia e a cada ano. Ele veio abraçar a administração atual, e todos os profissionais liberais, comerciantes e empresários que estão ajudando a desenvolver a cidade que ele nasceu e deu os seus primeiros passos na política e que hoje licenciado do cargo de Deputado Federal ocupa o cargo de Ministro dos Portos e está podendo contribuir com o crescimento do País.

Edinho deixou um abraço a toda a população de Santa Fé, e comentou que hoje está em uma missão especial como Ministro dos Portos Brasileiros, atividade portuária do governo Federal, mas que sempre está com seus olhos voltados para Santa Fé do sul e para esta região  e completou dizendo: “jamais esquecerei a minha cidade. Devo tudo a Santa Fé e sua população”.

Edinho Araújo agradeceu a toda população e pessoas amigas. “Ao longo dos meus 43 anos vida política agrade as pessoas que sempre me honraram com seu voto e que posso retribuir com meu trabalho e fazer da melhor forma possível com ética e dedicação porque é isso que o país precisa para que possamos retomar o crescimento logo após o ajuste fiscal e vamos retomar a vocação do País que é o desenvolvimento”, afirmou o ministro.

Avaliação a frente do Ministério dos Portos

Na oportunidade Edinho Araújo avaliou sua atuação a frente da pasta e disse que está sendo um momento de muita a adesão, compreensão e reconhecimentos, mas que ainda está plantando a semente. Para o ministro hoje o setor vive um novo marco legal, uma nova Lei dos Portos, e que está procurando a parceira com a iniciativa privada.

A presidenta Dilma Rousseff lançou no último 9 de junho um programa de  investimento em logística, um plano que contempla melhorias em ferrovias, hidrovias e portos que prevê investimentos da ordem R$37, 4 bilhões e que vai  continuar trabalhando nessas direção melhorando a cada dia a condições dos Portos Brasileiros.

“À medida que você melhora os portos você melhora a vida das pessoas, do comércio das cidades e da indústria e minha meta é diminuir o Custo Brasil e modernizar os portos brasileiros e pretendemos até o final do ano obter alguns resultados. Muitas conquistas já foram obtidas, muitas alterações que eram necessárias foram feitas”, disse.

Edinho garantiu que o setor está profundamente aquecido e que atualmente estão instalados 63 portos privados no Brasil localizados nos mais  de 7 mil quilômetros de orla. “Teremos muitas comemorações muito em breve nesse setor para aumentar a geração de emprego e renda no país”, disse Edinho.

Conquistas do Setor da Piscicultura

Em recente reunião com representantes do Ministério da Pesca no anfiteatro da FUNEC de Santa Fé do Sul, os Piscicultores receberam boas notícias para legalização de produtores de pescados na região.

A vinda do MPA à Santa Fé do Sul foi resultado de audiências em Brasílias coordenada pelo Ministro dos Portos Edinho Araújo que também foi homenageado pela APROPESC durante o Desfile de Aniversário neste domingo (21)

Sobre os avanços da piscicultura Edinho Araújo disse que esses resultados se tratam de um conjunto de situações e considera que o setor vai continuar crescendo e “que temos que enfrentar os problemas da crise hídrica, mas enfrentando de forma organizada”.

“Estou fazendo minha parte que é como Ministro dos Portos ocupando uma função que é em nível com outro ministro e estou podendo abrir portas, facilitar o acesso para que o setor possa levar os problemas e encontrar soluções”, finalizou Edinho.

Edinho Araújo foi homenageado pela Apropesc que entregou um cartão e prata. O deputado Itamar Borges também recebeu o mimo dos representantes da piscicultura regional.