28/05/2015 15h07 - Atualizado em 28/05/2015 15h07

Santa Fé do Sul / Município realiza Conferência de Saúde

Organizadores lamentam ausência da população que poderia dar opiniões para melhorar atendimento

Foi realizado na tarde desta quarta feira (28) a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Fé do Sul. Este ano o tema proposto pelo Ministério da Saúde foi “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e como eixo: “DIREITO DO POVO BRASILEIRO”.

A Conferência Municipal foi realizada no Complexo Turístico e Cultural “Roberto Valle Rolemberg” e reservou o direito de participação aos representantes de gestores e prestadores de serviços em saúde municipais, estaduais e federal, entidades de trabalhadores de saúde e entidades e movimentos de usuários.

Os eixos de discussões foram: - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II - Participação Social; III - Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; IV - Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; V - Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI - Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII - Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e VIII - Reformas Democráticas e Populares do Estado;

A Vice Prefeita Elena Rosa e o Secretário da Saúde Carlos Rogério Garcia que fizeram a saudação aos participantes lamentaram a ausência da população durante a Conferência. Para os representantes do executivo municipal, eles perderam a oportunidade de conhecer um pouco da estrutura de saúde que é oferecida a eles e também dar sugestões para buscar melhorar o atendimento no setor da Saúde.

Elena Rosa ainda comentou que os usuários que mais reclamam do serviço prestado, quando é chamado para dar sugestões ou apresentar suas dificuldades não comparecem.

O Secretário lembrou que foram feitos vários convites para todos os segmentos da sociedade, divulgação no radio e jornais locais, mas lamentou a ausência dos usuários dos serviços de saúde.

A maioria dos participantes representava os trabalhadores nos serviços de saúde publica municipal, alunos dos cursos de saúde da FUNEC, Gestor Municipal, Estadual e Federal, AME de Santa Fé do Sul, UPA-24 horas, Consagra – Consórcio Regional de Saúde, Santa Casa, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e o do Conselho Municipal da Saúde.

A comissão organizadora da Conferência está tabulando as observações feitas pelos grupos de trabalho para apresentar o relatório final das conclusões tiradas durante as discussões dos eixos temáticos. Serão nomeados Delegados Municipais que representarão Santa Fé do Sul na Conferência Regional que está marcada para acontecer nos dias 22 e 23 de junho na cidade de São José do Rio Preto, na DRS – 15, Diretoria Regional de Saúde que por sua vez apresentará as necessidades regionais que serão levadas para a Conferência Estadual a ser realizada na Capital Paulista (julho a setembro). A Conferência Nacional será realizada em Brasília nos dias 23 a 26 de novembro

A composição do conjunto total de Delegadas e Delegados da 15ª Conferência Nacional de Saúde deverá promover o mínimo de 50% de mulheres no conjunto total de cada delegação, a representação das Usuárias e dos Usuários nas Etapas Estadual, do Distrito Federal e Nacional da 15ª Conferência Nacional de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos representantes do governo, prestadores de serviços e trabalhadoras e trabalhadores da saúde, sendo assim configurada a participação: I - 50% dos participantes serão representantes dos Usuários, e de suas entidades e movimentos; II - 25% dos participantes serão representantes dos Trabalhadores da Saúde; e III - 25% serão representantes de Gestores e Prestadores de Serviços de Saúde.