04/12/2018 06h07 - Atualizado em 04/12/2018 06h07

Santa Fé do Sul / Nesta terça-feira cidade sedia 10ª Ciclo de Palestras para cultura da Seringueira

Evento é gratuito e acontecerá no Cinema a partir das 13h00m.

A Prefeitura de Santa Fé do Sul vai realizar nesta terça-feira, dia 4 de novembro o 10º Ciclo de Palestras Técnicas sobre a Cultura da Seringueira, no Centro Integrado de Cultura, Cinema, a partir das 13h00m.

Wagner Gurian, engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Fé do Sul confirmou o evento voltado para o produtor que ao longo dos últimos 10 anos registrou um aumento do número de árvores plantadas no município.

Quando começou a ser realizado o Ciclo em 2009 existiam 56 mil pés de seringueira plantados, e atualmente já são 244,3 mil, portanto, um aumento de mais de 180 mil em dez anos e 78 mil árvores em fase de sangria.

Adesão pela cultura de seringueira se deu em razão dos incentivos que a Prefeitura de Santa Fé do Sul ofereceu para o produtor, neste período, e assim o homem do campo investiu nesta cultura, há 10 anos realiza as palestras técnicas, produz  mudas no viveiro municipal que  beneficiaram o produtor na escolha da cultura adotada em sua propriedade rural, além das condições favoráveis do mercado da borracha.

Emprego

Em relação a mão de obra, existem cerca de 100 trabalhadores (sangradores) atuando no município de Santa Fé do Sul que sangra três mil árvores durante uma semana. O sangrador trabalha em regime de parceria e recebe uma renda de 40% e o dono da propriedade 60%. Após o período de sete anos a árvore começa a produzir o látex. O preço do Látex está custando cerca de R$2,60 e uma arvore produz nove quilos de borracha por ano.

Facilidade de Produção e baixo custo

A cultura da seringueira, é ideal para pequena propriedade. Um alqueire de área pode receber o plantio de 1.200 mudas em um espaçamento de 08x2,5 M.  Estes números demonstram que a cultura da seringueira favorece a geração de mão de obra, mantendo o homem no campo, evitando o êxodo rural.

Programação

As palestras desta edição serão proferidas com os seguintes temas:

A nova Legislação com relação a produção de mudas, e os critérios técnicos para sua produção

  •         Mercado Asiático sobre a Produção de Borracha natural na Ásia
  •         Consorciação de Seringueira e Cacau.
  •         O Diretor executivo da Apabor - Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha, Diogo Esperante irá falar sobre a perspectivas do mercado da borracha natural para os próximos 7 anos.

O evento é gratuito, acontecerá no Centro Integrado de Cultura (CIC), às 13h30, e contará com a parceria do Sindicato Rural de Santa Fé do Sul e colaboração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Noroeste Borracha (NB), Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Jales.