30/04/2015 17h08 - Atualizado em 30/04/2015 21h03

Santa Fé do Sul / No Rádio Faidiga (PSB) e Maschio (DEM) falam de futuro político em 2016

Maschio diz que nunca lançou seu nome para disputar as eleições. Ex vice diz que está preparado para ser prefeito

O clima eleitoral em Santa Fé do Sul já começa muito antes do ano eleitoral. Na Câmara Municipal, o vereador Ronaldo Lima apresentou em um pedaço de papelão os nomes de possíveis novidades na disputa das eleições para vereador no ano que vem, onde ele pedia para que cada um colocasse naquele simples papel um nome de acordo com a opinião de cada um.

Esta semana o PMDB lançou nomes que poderão representar o partido nas próximas eleições o que causou um alarido nas conversas de botequins e rodas de amigos em padarias e padócas da cidade e nesses bastidores o clima eleitoral já está bastante acalorado como um termômetro do que será a eleição de 2016. Como se não bastasse isso, a ainda indefinida licitação para realização de festa (FICCAP Cancelada) ajudou a apimentar as discussões já que para alguns um eventual naufrágio do Plano B do prefeito Armando poderá respingar negativamente na avaliação de seu governo caso não haja festa de peão e show no aniversário da cidade depois de 41 da realização da FICCAP.

O empresário Gilberto Faidiga, que já foi vereador duas vezes e vice-prefeito de Santa Fé do Sul (2009/2012) concedeu entrevista a Rádio Dinâmica para falar sobre eleições 2016 e mais uma vez deixou claro que estará nas disputas eleitorais do ano que na sucessão municipal, e assim foi mais um personagem que ajudou aumentar o tom das discussões políticas na cidade.

Faidiga não é mais filiado ao DEM. Ele perdeu o comando do partido do deputado federal e agora secretário estadual de habitação Rodrigo Garcia para o atual presidente da FUNEC, Ademir Maschio que também deixou a vice-presidência do PSDB para comandar o Democrata em Santa Fé do Sul.

Na entrevista, Faidiga fez várias analises sobre o quadro político atual, inclusive comentou sobre o anúncio feito pelo PMDB de que até o dia 20 de maio oficializará seu candidato a prefeitura em 2016, apontando nomes como de Mara Amaral, Rafael Martins (Faíco) e Vagner Lopes.

Mas o ex-vice-prefeito quando foi perguntado sobre as possibilidades dos candidatos da situação, mencionou o nome de Ademir Maschio, atual presidente da FUNEC, como um dos postulantes ao cargo, apoiado pela atual administração. Faidiga falou da provavel candidatura de Ademir e ao mesmo tempo afirmou que Maschio “faz política vinte e quatro horas por dia no exercício da presidência da Funec. Segundo Faidiga, Ademir vem utilizando-se da estrutura, para lá na frente poder disputar a eleição com o apoio do atual governo”.

No dia seguinte Ademir Maschio utilizou a mesma emissora para rebater as afirmações de Gilberto Faidiga, e disse que nunca anunciou que pretende ser candidato a prefeito, apesar de já ter ouvido nos bastidores que seu nome poderia estar nas urnas no ano que vem. Maschio disse que assumiu a FUNEC com o objetivo de reestruturá-la pedagogicamente e financeiramente e que o seu trabalho tem dado resultado, segundo ele, aumentando o número de alunos que já chega a quase 3.500 nos cursos superiores, técnicos e de pós-graduação e na elevação do orçamento anual da FUNEC, que já é de R$21 milhões em 2015.

Maschio disse que têm comparecido à quase todos os eventos que a FUNEC é convidada e que em como seu presidente faz questão de comparecer e de falar bem da instituição e fazendo isso não entende que estaria utilizando a sua função para fazer política.

“Hoje sou o Ademir da Funec em outras épocas era o Ademir da Agricultura”, disse o presidente que mais uma vez enfatizou que nunca lançou seu nome a prefeito. Maschio disse que irá acompanhar às decisões do grupo em que o candidato natural é o prefeito Armando Rossafa (PSDB)

Gilberto Faidiga disse que está preparado para ser prefeito de Santa Fé do Sul, que já foi vereador duas vezes, vice-prefeito, ajudou a elaborar o plano diretor da cidade, que conhece todas as necessidades da população e que ser for eleito em 2016 pretende voltar a investir e fomentar o turismo e que tem projetos para ampliar e melhorar a infraestrutura da cidade criando novos bairros e abrindo avenidas possibilitando maior desenvolvimento de Santa Fé do Sul. “Me sinto preparado para ser prefeito da cidade que eu nasci”, disse Faidiga.