09/03/2020 18h26 - Atualizado em 09/03/2020 18h26

Santa Fé do Sul / Notificado segundo paciente suspeito com coronavírus

A paciente segue monitorada em quarentena domiciliar

Uma nova suspeita de paciente com coronavírus foi identificada nesta segunda feira (9) no Município de Santa Fé do Sul. O paciente já está sendo acompanhado pelas autoridades de saúde e os exames já foram realizados e aguarda resultados.

A confirmação da segunda suspeita foi feita nesta tarde (9) através de nota oficial enviada à imprensa.

Nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul

Mediante orientação da Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul para que os munícipes que viajaram para o exterior procurem sua Estratégia de Saúde da Família (ESF), um novo caso de suspeita de Coronavírus (Covid-19) foi registrado no município nesta segunda-feira (9).

A paciente, que apresentou sintomas de resfriado e esteve recentemente fora do Brasil, está monitorada e segue o protocolo do Ministério da Saúde, de quarentena domiciliar. Os exames para confirmação ou descarte do coronavírus já foram colhidos. A Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde foram notificados sobre a nova suspeita.

A Secretaria de Saúde pede que toda a população siga as orientações de higienização para prevenção do vírus.

A primeira suspeita é de um jovem estudante de 17 anos que cursa Medicina no Unifunec e que retornou de viagem ao Egito na última semana. Neste domingo ele procurou atendimento médico na Santa Casa com sintomas de gripe, mas o fato de ter retornado de um país que está com incidência do coronavírus, permanece em observação na Santa Casa de Santa Fé do Sul. O quadro clínico do paciente é estável, mas continua no isolamento no hospital

Aulas no Unifunec para os alunos do 1º Termo de Medicina estão suspensas preventivamente.

O Unifunec informa que, diante da suspeita de um caso de coronavírus de um aluno do 1º termo de Medicina, decide de forma preventiva:

- Suspender até o resultado do exame laboratorial, as aulas do 1º termo do curso de Medicina;

- Intensificar as ações de prevenção em todos os setores da instituição;

 - Para as demais turmas, as atividades pedagógicas continuam normalmente;  

 - É importante lembrar a toda população que, havendo o aparecimento de sintomas relacionados ao coronavírus, procure o serviço de saúde mais próximo.