04/02/2020 10h34 - Atualizado em 04/02/2020 10h37

Santa Fé do Sul / Novo Dirigente de Ensino da Região visita prefeito Ademir no início das aulas 2020

Geraldo Niza está à frente da DE de Jales que tem 11,4 mil alunos matriculados em 25 municípios.

No primeiro dia letivo de 2020, o Prefeito Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul Ademir Maschio e o Secretário da Educação Carlos Rogerio Garcia recepcionaram o novo Dirigente Regional de Ensino, Professor Geraldo Niza da Silva que assumiu a DE de Jales no início de 2020.

O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (3), no gabinete do Prefeito, onde os assuntos em pauta foram a manutenção dos convênios de transporte e alimentação fornecidos aos alunos matriculados na Escola Professor Itael de Matos e a apresentação formal do novo responsável pela Educação das Escolas Estaduais da Região de Jales. O dirigente estava acompanhado de Valdemir Baldissera, que exerce a função de Diretor do CAF (Administracao e Financas) da DE de Jales.

Novidades na Educação Estadual

A Diretoria de Jales abrange 25 municípios com 33 Escolas, sendo 08 do Programa Escola de Tempo Integral, com 440 classes e um total de 11.400 alunos matriculados para o ano letivo de 2020.

Este ano será implementado o "novo currículo paulista" sob a gestão do Secretário Estadual de Educação Rossiele Soares baseado na Competência da BNCC.

Segundo Geraldo Niza, as novidades da estrutura pedagógica na rede estadual em 2020 foram a inclusão de sete novas Escola do Programa PEI (Escola de Tempo Integral) na região, além do aumento de 6 para 7 aulas diárias, onde foram incluídas três novas disciplinas na grade: tecnologias, eletivas e projeto de vida. “São disciplinas que irão dinamizar muito o currículo oferecendo mais atividades e os alunos terão suas experiências melhor atendidas"”, explicou o Dirigente.

PEI - Escola de Tempo Integral,

O PEI, ou o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral, está presente em 308 escolas. A jornada dos estudantes é de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, eles contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. 

 

Metas

Durante a entrevista ao site Informamais, Geraldo Nizza disse “que pretende cumprir as metas estabelecidas para 2020, como elevação das notas do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica através do monitoramento sistemático da aprendizagem de forma que todos os alunos aprendam de forma adequada o que está previsto para o ano”.

“A Diretoria de Ensino de Jales é uma referência no Estado, na educação pública estadual e está avaliada entre as 10 melhores nas notas do Idesp - Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo e que pretende avançar os índices”, reiterou Geraldo Niza que tomou posse a frente da DE de Jales no dia 8 de janeiro.

Carreira Profissional

O novo Dirigente é natural de Aparecida d’Oeste e está com 59 anos, ingressou como Professor na Rede Estadual de Educação em 1990, ao longo dos anos atuou como Professor Coordenador, Vice-diretor, Diretor e Supervisor de Ensino na DE de Andradina.

Geraldo Niza conhece bem o perfil educacional da região de Jales onde atuou por 23 anos.

Para assumir a nova função na Educação de São Paulo, foi aprovado em um processo seletivo e após ser avaliado em sete etapas que envolveram o histórico profissional e todo seu conhecimento das políticas educacionais, dentro de uma nova proposta da Secretaria de Estado para escolha de seus gestores   - “Programa Lideres Públicos”, teve seu nome publicado no Diário Oficial para dirigir a DE de Jales.