28/10/2014 18h21 - Atualizado em 28/10/2014 18h24

Santa Fé do Sul / Novo método de coleta do exame Papanicolau é implantado

Os novos procedimentos são orientados pelo Programa de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos

A partir do dia 31 de outubro todas as Unidades de Saúde do município de Santa Fé do Sul estarão realizando a coleta do exame preventivo (Papanicolaou) através de um novo método, chamado de Citologia de Base Líquida.

De acordo com Marcelo Almeida coordenador da prevenção do Câncer do Colo do Útero da Fundação Pio XII de Barretos, o exame de Base Líquida é o que há de mais moderno e eficiente no diagnóstico preventivo de câncer do colo do útero. “A citologia em meio líquido melhora a sensibilidade do método tradicional, constituindo uma excelente ferramenta diagnóstica na identificação precoce das lesões celulares que podem levar ao câncer do colo do útero”, explicou.

Marcelo está em Santa Fé do Sul para orientar os profissionais de Saúde e explicou que as células coletadas no exame preventivo são preservadas em uma solução líquida, permite automatizar e padronizar a preparação e a coloração das lâminas citológicas. A citologia em meio líquido é utilizada com sucesso na Europa e nos Estados Unidos em substituição ao método, contribuindo significativamente para o decréscimo do número de mortes por câncer de colo do útero nesses locais melhorar a qualidade e o desempenho do método tradicional de Papanicolau.

Aproximadamente 2% dos municípios do Brasil inteiro tem este exame disponível pelo SUS (municípios estes que fazem parte do Programa de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos).

Santa Fé do Sul aderiu a um novo método em Citologia em Base Líquida, em parceria com o HC de Barretos que atende 121 municípios.

O que é câncer do colo do útero?

As células que compõem o colo uterino podem sofrer agressões responsáveis por desencadear diversas alterações que em longo prazo podem produzir o câncer do colo do útero. O principal fator agressor relacionado a esse tipo de câncer é a infecção local pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). A transmissão do HPV se dá principalmente pela via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum nos dias atuais.

Como é feito o diagnóstico?

Somente o exame preventivo (Papanicolaou) poderá detectar a presença das chamadas lesões precursoras, uma vez que a mulher nessa fase não apresenta sintomas. O diagnóstico dessas alterações é extremamente importante uma vez que permitirá o tratamento precoce impedindo o desenvolvimento do câncer propriamente dito em quase 100% dos casos.

Para o diagnóstico definitivo a mulher deverá ser encaminhada para a realização de exame mais detalhado conhecido como colposcopia, podendo ser necessária à realização de biópsia do colo uterino para confirmação dos casos alterados.

Quem deve fazer o exame de Papanicolaou?

Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos, devem fazer o exame preventivo periodicamente.