22/08/2019 10h44 - Atualizado em 22/08/2019 10h44

Santa Fé do Sul / ONG de apoio a Vida Animal convoca passeata pedindo volta da gestão em Canil

Gavas conseguiu mais de 8 mil assinaturas em uma petição para que o Governo faça uma Consulta Pública sobre o assunto. Passeata será hoje às 17h30m.
Após coletar 8.248 assinaturas em nove dias em uma petição que requer a manutenção da gestão do GAVAS até 31/12 no Canil Municipal e pedindo a convocação de consulta pública sobre a gestão de 2020, se pelo GAVAS ou Prefeitura Administrando, os voluntários do Grupo Santa-fé-sulense de Apoio a Vida Animal está convocando para esta quinta-feira (22), uma passeata com saída às 17h30m da Praça Sales Filho. O movimento está sendo chamado de "Marcha Pelo GAVAS no Canil.
 
Nesta sábado dia 24 de agosto vence o prazo da notificação publicada pela Prefeitura do Termo de Intenção de Denúncia do Termo de Fomento entre as partes. O referido convênio permitia o repasse anual de R$150 mil a ONG para cuidar do Canil.

Diante da decisão do executivo municipal, a representante do GAVAS teve indeferida a petição de uma Ação Popular pelo Juiz da 1ª Vara José Gilberto Alves Braga Junior publicada em 15 de agosto. O GAVAS tentou desta forma impedir a extinção da parceria.
 
Para os membros do GAVAS, a conduta da Prefeitura caracterizou lesão à moralidade administrativa; violação do dever de motivar os atos administrativos; violação da boa-fé objetiva da administração, cerceamento do direito de liberdade de expressão; violação do termo de ajustamento de conduta celebrado com o Ministério Público; lesão ao administrado de boa-fé decorrente de ardil; lesão ao princípio da eficiência e motivação política e censura.
 
Mas os argumentos de Conceição Lizidati não convenceram a autoridade judiciária que não concedeu a liminar que pedia a suspensão dos efeitos da intenção de denúncia da parceria para que o GAVAS continuasse prestando os serviços na forma pactuada no Plano de Trabalho.

Conceição Lizidati espera que a passeata desta quinta-feira possa sensibilizar o poder público em manter a parceria e conta com a presença da população logo mais as 17h30m.
 
A dirigente também confirmou que até o presente a Prefeitura repassou ao GAVAS em 2019, R$12.500 por mês e que a ONG está propondo arcar com as vacinas, mas a Prefeitura não teria aceitado a proposta.