08/01/2019 15h32 - Atualizado em 08/01/2019 15h49

Santa Fé do Sul / Obras em pontilhão sobre linha férrea deve ser concluídas até março de 2019

Empresa Rumo faz a elevação da altura em 01 metro para atender necessidades de fluxo dos vagões

As obras de elevação da altura do Pontilhão sobre os trilhos da linha de férrea na região central da Estância Turística de Santa Fé do Sul estão completando 42 dias, e em visita ao local o site informamais constatou que a fase mais crítica da obra já foi executada; a elevação em 01 metro a altura da ponte para dar condições técnicas do fluxo de vagões. Não foi necessário o rebaixamento dos trilhos.

Toda a obra está sendo realizada pela Construtora Preserva da cidade de Cotia SP, contratada pela Rumo, que é a administradora da linha férrea.

Com a utilização de equipamentos hidráulicos a ponte foi elevada e agora está com 1,26 m acima dos pilares de sustentação. Foram implantadas bases de concreto que agora sustentam a ponte em uma altura compatível com as necessidades do transporte ferroviário atual.

Segundo foi apurado, a frente de trabalho que atua na obra com cerca de 10 homens, está executando a construção de “guarda rodas” e muros de proteção nas laterais e preparação do solo para o recapeamento ideal da via para suportar também o tráfego de caminhos pesados.

O leito de um dos lados da “Avenida Waldemar Lopes Ferraz” também será elevado.

Se mantiverem as condições atuais da execução das obras, os serviços poderão ser concluídos até o mês de março.

O Pontilhão liga a região central da cidade aos bairros Vila Mariana, Eldorado, Frigorífico Golden, o novo Conjunto Habitacional que está construído e ao “Caminho das Águas”, no Bairro Águas Claras.

Com a interdição do pontilhão a Rumo abriu duas passagens em nível para acesso de caminhões e carros de pequeno porte.