14/10/2015 17h54 - Atualizado em 14/10/2015 17h54

Santa Fé do Sul / Outubro Rosa: Elena Rosa faz palestra e relata luta contra o câncer

Elena Rosa Vidoti foi a convidada pelo AME de Santa Fé do Sul para dar seu testemunho como enfrentou o Câncer.

A palestra foi realizada na manhã desta quarta feira (14) no CIC – Centro Integrado de Cultura fazendo parte da Programação do Outubro Rosa, mês que é dedicado ao combate a doença de câncer que transmite informações da necessidade da realização de exames preventivos que podem ajudar na cura dos pacientes quando a doença é diagnostica à tempo.

Antes de falar como é a sua luta para enfrentar o Câncer que a acometeu, Elena Rosa informou que atualmente existem em Santa Fé do Sul cerca de 400 pacientes com a doença e que diariamente 25 pessoas passam pela Casa de Apoio durante tratamento no Hospital de Barretos e 30 são atendidos diariamente no Hospital de Cancer de Jales, que é uma extensão da sede de Barretos.

Elena Rosa destacou a importância do autoexame de mama que as mulheres podem fazer periodicamente e que devem procurar os setores públicos para realização de exames de mamografia para identificar a presença ou não do Câncer que pode ser tratado e eliminado, desde que diagnosticado precocemente.

Elena publicou um vídeo no youtube que retrata a sua trajetória no combate a doença e está disponível com o tema: “Mensagem de Superação da Dor de um Câncer”.

O vídeo tem o intuito de levar a sua experiência “rica” para contribuir com as pessoas que passam pelo sofrimento de conviver com a doença que decidiram lutar pela vida.(https://www.youtube.com/watch?v=37adDSAwSl0)

No vídeo, Elena Rosa conta que descobriu em 2000 que estava com o câncer e que tinha medo de buscar tratamento em Barretos e entao buscou tratamento no Hospital das Clínicas em São Paulo onde recebeu a informação que a doença não estava no estágio de metástase e decidiu então iniciar o tratamento de quimioterapia que causou reações diversas que provocaram mudanças em seu corpo como a queda de pelos e passou por algumas cirurgias e cita a médica recém-formada, Luciana Tajara que descobriu que Elena estava com um corpo estranho deixado no local onde havia sido realizada a primeira cirurgia, e que o mesmo foi retirado e se tratava de restos de bandagem deixados no local.

Depois disso, Elena passou por cerca de 40 radioterapias para combater o câncer de a acometia, e sua mensagem é finalizada com a declaração de que a partir de então começou a enxergar a vida de outra forma, mais humana, e que seguiu seu curso sem olhar para trás e desde 2009 ela passou a reralizar exames a cada seis meses, onde descobriu outro câncer que se alojava no intestino, mas que desta vez estava apenas no início e que através de uma colonoscopia ele foi erradicado. Elena também passou pela mastectomia (retirada das duas mamas), colocação de próteses mamaria e que nesse processo ainda passou por um quadro de infecção que protelou o atendimento, causando ainda mais sofrimento, mas segundo ela, “deu tudo certo no final”.

Esse testemunho foi apresentado às mulheres e convidados que participavam do encontro realizado no CIC em alusão ao Outubro Rosa 2015 e que foi promovido pelo AME de Santa Fé do Sul. Veja o vídeo em: (https://www.youtube.com/watch?v=37adDSAwSl0)