28/02/2018 05h53 - Atualizado em 28/02/2018 05h53

Santa Fé do Sul / Policiais que prestaram socorro a bebe de 3 meses são homenageados na Câmara

Requerimento pede equiparação de hora/aula de professores PEB 1 e PEB 2

Os vereadores se reuniram na noite desta terça feira (27) no Plenário “João Alfredo do Amaral Ribeiro” para a realização da 2ª Sessão Legislativa Ordinária e a pauta contou com a aprovação de Moção de Aplausos ao Cabo Rogério e ao Soldado Rodrigo da Polícia Militar que efetuaram manobras de salvamento de um bebê de três meses que se engasgou após ser amamentado pela Mãe.

Na semana passada, Eloá recebeu atendimento de urgência dentro da residência pelos PMs. “As manobras feitas pelos policiais salvaram minha filha disse Jeferson, o pai da bebê que compareceu na sessão.

O Capitão Fernando Camargo Benitez também compareceu à sessão acompanhado de integrantes da corporação e agradeceu o reconhecimento público feito pela Câmara Municipal. “A Polícia Militar está preparada para atender as necessidades da população combatendo a criminalidades e salvando vidas”, comentou o comandante da PM de Santa Fé do Sul.

Quando uma criança engasga é um baita susto! Aprenda aqui a fazer a manobra de Heimlich, fácil, rápida e eficiente ação que pode salvar a vida de quem se engasgou.

É importante a gente saber essas coisas pois, em casos de asfixia, engasgo, a ação de quem está perto tem que ser rápida e eficiente.

A menor maneira de se ajudar uma pessoa, de qualquer idade, a se livrar de um objeto que ficou preso na garganta, traqueia, e aplicar a manobra de Heimlich em que se usa as mãos para exercer forte pressão no músculo do diafragma que, pela compressão dos pulmões, induzirá uma tosse artificial, um movimento que expulsará o que estiver obstruindo a respiração.

A aplicação em bebês e grávidas tem de ser muito cuidadosa.

Sinais de obstrução das vias aéreas superiores

1. A vítima tosse com desespero
2. A vítima agarra a garganta com as mãos (exceto bebês, claro)
3. Cianose (cor da pele cinzenta ou azulada)
4. As veias do pescoço ficam dilatadas
5. Perda da consciência

Uma recomendação aqui é necessária: Quando uma criança se engasgar nunca tente retirar o que tem na boca com seus dedos pois poderá empurrar tudo mais para dentro - só será viável se parte do objeto estiver ao alcance dos seus dedos em pinça. Também não o sacuda nem o vire de ponta cabeça (sim, no desespero a gente faz tudo isso). O mais efetivo é mesmo a manobra de Heimlich, em suas variantes para as diversas idades.

Requerimentos

Dentre as propostas de requerimentos discutidos na noite desta terça-feira (27), alguns tratavam de reivindicações que beneficiam os funcionários públicos municipais.

A Câmara de Santa Fé do Sul recebeu alguns professores da Rede Municipal de Ensino, funcionários de outros setores e agentes da GCM que assistiram a discussão e a votação de requerimentos de autoria dos vereadores Evandro Mura e José Rollemberg, Ronbaldo Lima e Jhonatan Magalhaes.

O Primeiro a ser discutido foi o requerimento que pede a equiparação da hora/aula dos professores na categoria PEB1 e PEB2. A proposta já consta do plano de governo da administração Ademir e Alcir e na ocasião foi cobrado pelos vereadores de oposição. A diferença é de R$1,76.
Ainda passou pela aprovação o requerimento que pede a incorporação do abono aos salários de todos os servidores públicos. Os vereadores assinaram outro requerimento que pede a incorporação dos valores dos adicionais de periculosidade dos agentes da Guarda Municipais nos salários.

Os vereadores também aprovaram os Projetos de Lei do Executivo que autorizou abertura de crédito adicional no orçamento vigente que, dentre outras destinações, autorizou créditos financeiros para a Secretaria de Ação Social e para a finalização das obras do novo palco da Praça “Salles Filho” com recursos do Dadetur em mais de R$300 mil.

Ordem do Dia – Aprovados.

01)- Projeto de Lei Complementar nº01/2018, de autoria do Executivo Municipal que, “Altera os artigos 16 inciso VIII, 38 e 39 da Lei Complementar nº 80, de 17 de Dezembro de 2002 e dá outras providências”.

01)- Projeto de Lei nº.30/2018, de autoria do Executivo Municipal que, “Autoriza o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Santa Fé do Sul, a realocar créditos orçamentários no âmbito dos programas de trabalho do orçamento vigente, e dá outras providências”.

02)- Projeto de Lei nº.31/2018, de autoria do Executivo Municipal que, “Autoriza o Poder Executivo da Estância Turística de Santa Fé do Sul, a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, e da outras providências”.

03)- Projeto de Lei nº.32/2018, de autoria do Executivo Municipal que, ”Autoriza o Poder Executivo da Estância Turística de Santa Fé do Sul, a abertura de crédito adicional suplementar no âmbito dos programas de trabalho do orçamento vigente, e dá outras providências”.

Em breve mais informações sobre a pauta de discussões da sessão ordinaria de 27 de fevereiro de 2018.