29/08/2015 12h18 - Atualizado em 29/08/2015 12h48

Santa Fé do Sul / Políticos são cobrados durante ato em prol a Santa Casa

Vereadores, Prefeitos, Provedoria e População cobram promessas de ajuda ao hospital que está com dificuldades financeiras

A insatisfação com os políticos e o descaso foram as palavras de ordem durante o manifesto popular realizado na manhã deste sábado na Praça “Salles Filho” em Santa Fé do Sul em prol a Santa Casa que atende a cidade e região. A manifestação foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Fé do Sul e intitulada: “A Santa Casa Pede Socorro”.

Além do Prefeito Armando Rossafa de Santa Fé do Sul, estiveram no manifesto os prefeitos Flavio Renda (Três Fronteiras) e Claudiomar Sanches (Santa Clara). Vaildo Vicente e o vereador Quincas representaram a Câmara de Santa Rita D’Oeste, professor Lungato (vereador de Rubineia) Olinto Vieira, diretor administrativo da Câmara de Três fronteiras, e de Santa Fé do Sul, Bel Yoshida, Evandro Mura, Sabão, Alcir Zaina, Vaguinho da Saúde, Ronaldo Lima e Leandro Magoga. O ex prefeito Toninho Favaleça também prestou apoio a manifestação.

O idealizador do manifesto, Alcir Zaina, vereador do PSDB foi contundente ao cobrar em publico a ausência de atitude e o grande descaso que os políticos tratam a saúde e não prestam socorro ao único hospital da cidade. O presidente do PSDB de Santa Fé do Sul cobrou responsabilidade do governador do seu partido Geraldo Alckmin, do deputado Carlão Pignatari (PSDB), Itamar Borges (PMDB) de quem mais cobrou a liberação de R$3 milhões de convenio que ainda não foi assinado, e lembrou que o peemedebista teria feito vasta propaganda atribuindo a ele a conquista do convênio. Alcir ainda lamentou que os deputados federais Rodrigo Garcia, Edinho Araújo e Fausto Pinato também não se esforçam para atender as necessidades atuais do Hospital.

Os provedeores José Biscassi e Elena Rosa agradeceram a iniciativa dos vereadores e mais uma vez demonstraram preocupação com situação financeira do hospital e espera que os governos ouçam o clamor da população santafessulense e da região que necessita que a instituição funcione e cumpre com os seus compromissos.

O Atual presidente da Câmara, Ortencio Ramos (PT) disse que a população tem que acordar e dar a resposta aos políticos nas urnas, escolhendo melhor os governantes e não exigir a saída através de impeachment.

Em discurso de tom mais agressivo, o vereador de Santa Fé do Sul, do PSDB, Fábio dos Reis Vicenzi - Sabão disse que a população não aguenta mais a falta de interesse dos políticos pela saúde e disse que enquanto os políticos andam pra lá e pra cá de aviões e helicópteros a saúde é deixada de lado e estão sempre envolveidos em corrupção no âmbito estadual e federal. ´

O Prefeito Armando Rossafa disse que durante o seu governo já destinou R$1,5 milhão neste inicio de 2015. Mostrou-se insatisfeito com a falta de interesse da classe política e que apoia o manifesto iniciado pela câmara e espera que com a união demonstrada neste sábado consiga sensibilizar o estado e a união evitando o pior: o fechamento da Santa Casa.

Representando a classe médica, o diretor técnico do hospital, Luis Cesar Rodrigues disse com tristeza que este é o pior momento da Santa Casa, e lembrou que no início de Santa Fé do Sul eram três hospitais na cidade, e que lamenta que agora, a única instituição de atendimento hospitalar da cidade está fadada ao fechamento. Por outro lado, Cesar, demonstrou alegria ao ver a união das pessoas para tentar reverter e evitar a “morte da nossa Santa Casa”.

Alguns funcionários da Santa Casa também compareceram ao ato e assinaram o abaixo assinado, e também aproveiratam para vender doces fábricados por eles para arrecadar dinheiro para o hospital. Também foi anunciado que os piscicultores da região estarão doando filés de tilapias para serem vendidos e os recursos arrecados destinados ao hospital. Segundo Emerson Esteves, da Peixe Vivo, até a noite de sexta feira foram arrecadados 450 kilos de peixe.

Após os pronunciamentos, a população e as autoridades airam em passeata pelas Ruas da cidade pedindo apoio para participarem do abaixo assinado que deverá ser entregue em audiência com o governador Alckmin e o Secretário Estadual da Saúde David Ewerson Uip.