05/05/2015 14h27 - Atualizado em 05/05/2015 14h48

Santa Fé do Sul / Por unanimidade vereadores aprovam contas de Favaleça

TCE aprovou as contas do exercício de 2012

O Presidente do Poder Legislativo de Santa Fé do Sul, Ortêncio Vieira Ramos Sobrinho (PT) convocou para a manhã desta terça feira (5) a Sessão Extraordinária exclusiva para deliberar sobre o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que aprovou as contas do exercício de 2012 do mandato do ex-prefeito Antonio Carlos Favaleça.

O Parecer do TCE passou pela analise da Comissão de Contabilidade, Fianças e Orçamento da Câmara que tem como presidente o vereador Fábio do Reis Vicenzi - Sabão (PSDB), do relator Leandro Magoga (PSD) e do membro Ronaldo Lima (DEM) que emitiu parecer favorável ao parecer que apesar da aprovação tem duas ressalvas elencadas pelo órgão fiscalizador, sendo uma relativa a contrato com agência de publicidade e outra que trata de licitação de obra publica que envolve a Empreiteira Engerb.

O ex-prefeito Toninho Favaleça também foi convocado para exerceu o amplo direito de defesa, mas em oficio abdicou de usar a tribuna alegando não ser necessário já que os conselheiros do TCE havia exaustivamente analisado suas contas e emitiu parecer favorável. No ofício encaminhado aos vereadores, Toninho Favaleça ressaltou que em suas administrações sempre tratou com responsabilidade a aplicação do dinheiro público e que sempre respeitou as decisões do legislativo santafessulense.

Ao usar a palavra durante a discussão da matéria, Alcir Gilberto Zaina (PSDB) que foi durante os quatro anos do mandato (2009/2012) de Favaleça foi seu líder na Câmara e de posse de uma revista produzida na época enumerou varias conquistas do ex-prefeito para lembrar-se dos avanços que a cidade teve no período Favaleça na prefeitura. Alcir elencou ampliação dos ESFs, Lousa Digital na Rede de Ensino Municipal, Reforma de Prédios Públicos, Circuito das Academias (cinco academias ao ar livre), reforma das Praças Públicas, Implantação do Ganhe Tempo etc, construção de 206 casas populares e a valorização do Funcionário Público com aumento de salários, implantação do ticket e implantação do abono salarial.

Já o atual líder do PSDB na Câmara, o vereador Sabão fez questão de ressaltar a participação do povo que sabiamente, ao longo dos últimos 20 anos estão sabendo escolher seus governantes. “Foram eleitos políticos comprometidos com o desenvolvimento de Santa Fé do Sul, administradores que sempre pensaram no bem da cidade” e completou dizendo que todas as administrações tem que se reformular e se adequar a legislação vigente e que governar agora é diferente de 20 anos atrás”, disse Sabão que parabenizou o ex Prefeito Toninho Favaleça e sua equipe pela aprovação das contas pelo TCE-SP.

A vice-presidente da Câmara Bel Yoshida (PSDB) lembrou que o Prefeito Armando vem dando sequencia ao que Favaleça realizou no seu mandato deixando sua marca trazendo grandes benefícios para a população de Santa Fé do Sul. “Voto favoravelmente com louvor o parecer do TCE às contas do exercício 2012 do ex-prefeito Toninho”, finalizou Bel.

O peemedebista Waguinho Lopes votou favorável ao parecer, mas lembrou das ressalvas apresentadas pelo TCE que ainda estão sendo alvo de investigação pelo órgão paulista e também enfatizou que os governos anteriores, cada um ao seu tempo vêm contribuindo para o crescimento da cidade. Lopes comparou cidades da região, como Jales que nos últimos 15 anos vêm sofrendo com políticos a frente do executivo da cidade e lembrou que recentemente a Prefeita Eunice Mistilides foi cassada pelos vereadores e Santa Fé Sul sempre vem superando cidades maiores com o trabalho dos seus políticos. Vaguinho disse que toda essa transformação teve início no primeiro mandato de Itamar Borges (PMDB) e que os demais também deixaram sua marca de progresso de Santa Fé do Sul.

Para encerrar o Presidente da Câmara Ortêncio Ramos Sobrinho (PT) lembrou que quando Favaleça foi eleito em 2008, ele e Rodrigo Jão foram derrotados pelo tucano nas urnas, e explicou que o fato de Fazer é obrigação do político eleito, pois o povo lhe confiou o voto e lhe deu uma procuração para governar a cidade em favor da população. Mérito, segundo Ortencio é para quem cumpre bem a sua missão, aplicando corretamente os recursos públicos atendendo as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ortêncio Ramos lamentou que a Imprensa não valoriza as realizações e as coisas boas de uma administração e sim insiste em publicar e dar ênfase aos assuntos negativos, investigando o executivo e assim desgastando a imagem dos políticos. “Existem Bons e Maus Políticos, mas a imprensa muitas vezes não divulgam os bons”, disse o petista que parabenizou toda a equipe de Toninho Favaleça e que foi eficiente na aplicação do dinheiro público.