13/07/2015 09h41 - Atualizado em 13/07/2015 15h29

Santa Fé do Sul / Prédios públicos não tem nomes de "Homenageados" por Lei Municipal

Leis aprovadas pela câmara não estão sendo cumpridas. Secretaria da Educação regularizou placa com nome do Prof. "Candido Parreira Duarte Filho"

Por conta de uma falha da administração municipal ao fixar a nova Placa de Reinauguração da sede da Secretaria de Educação durante a cerimôia realizada no dia 24 de Junho, o site Informamais detectou que algumas Leis Municipais que dá denominação a prédios públicos não estão sendo respeitadas.

O Site recebeu a denúncia de que o nome do Professor “Candido Parreira Duarte Filho” não constava da placa descerrada naquela solenidade oficial da prefeitura de Santa Fé do Sul que reformou o prédio. A cobrança ja havia sido feita no mesmo dia 24 de Junho pelo vereador Vaguinho Lopes (PMDB).

A LEI Nº 2.408, de 28 de junho de 2007 oficializou o nome da sede da Secretaria de Educação do professor “Candinho” como era chamado.

O ato aconteceu no mandato de Itamar Borges, Prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Estado de São Paulo.

Em seu Art. 1º a Lei estabelece que a Secretaria Municipal de Educação, situada na Av. Paulo Nunes da Silva, nº 240, passa a denominar-se SEE “Prof. Candido Parreira Duarte Filho”.

 A errada Placa ficou fixada no prédio da Secretaria da Educação até o dia 8 de julho quando foi corrigida a falha ao troca-la, agora com o nome do homenageado em Lei Municipal.

Ao que parece os prefeitos que vão reformando e ampliandos os espaços públicos, a cada mandato, colocam suas "robustas" placas e imortalizam seus nomes, mas ingnoram as pessoas que foram por Lei homenageadas. Os motivos podem ser diversos: falta de respeito, falhas de funcionários responsáveis por mandar fazer as novas placas e motivação politica talvez.

A Secretária da Educação, Marilza Marques, disse que percebeu a falha da confecção da placa no momento da reinauguração já que a mesma fora fixada na véspera no final de expediente do dia 23 e que não haveria tempo suficiente pra troca-la e que somente após a cerimônia foi solicitada a nova placa com o nome do professor “Candido Parreira Duarte Filho” que já está fixada no local. També se observou que as placas fixadas anteriormente foram retirads do local e estão guardadas no almoxarifado, segundo informou a Marilza Marques.

Veja abaixo as duas placas

 

 

 

Diante da situação apresentada, também fomos informados que outros prédios públicos que através de Lei Municipal não receberam as placas com os nomesdos cidadãos homenageados.

O Centtro Olímpico recebeu através de Lei Municipal numero 2409 de 28 de junho de 2007 o nome do Professor "Moarcir Carlos de Almeira"e no local a referida placa fixada na entrada do espaço público não está sendo cumprida, ou seja o nome do Professor Moacir está "omitido".

Mas não pára por aí a falta de cumprimento das Leis que denominam espaços públicos em Santa Fé do Sul, o Campus III da Funec e o Campus II também tem nomes de cidadãos que foram homenageados após aprovação dos vereadores que também deveriam fiscalizar estas Leis, mas estão pecando neste quesito, até mesmo ox vereadores que ja deixaram o legislativo não cobram a fixação destes nomes. Em 2007 foi aprovada a Lei que denominou o Campus III como Pofessor" José Benedito Calazans" e o Campus I "Professor Mario Alves Gobbi". Em contato com o presidente da FUNEC, ele manifestou que ja tem um planejamento em andamentou para corrigir estas falhas e que em breve estes e outros locais já denominados terão as placas com o nomes dos respectivos homenageados. Ademir Maschio também lembrou que o Campus II, localizado na Avenida Mangará também por força de Lei Municipal de 2007 foi denominado "Jerônino de Paula e que também irá providenciar a placa em alusão ao ex-prefeito da cidade. Outra decisão tomada recentemente pelo Conselho Curador da FUNEC, foi a aprovação por unânimidade em que as Bilbliotecas do Curso de Direito (Campus I) receberá o nome do Advogado Alcides Silva e do Campus II se chamará "Cesar Whitaker". Em breve acontecerão as solenidades oficiais aos homenageados falecidos recentemente, informou Maschio.

Veja abaixo a falta de nomes das sedes da FUNEC:

Um local que deixou de ter o nome em sua fachada é o histórico Estadio Municipal "Evandro de Paula" que desapareceu após a area frontal ser loteada pela Prefitura Municipal (http://www.informamais.com.br/Site/Paginas/Santa-Fe-do-Sul--Entrada-principal-do-Estadio-quotEvandro-de-Paulaquot-vai-desaparecer/468). Até hoje o nome do estádio não foi recolodado.

Também verificamos que em alguns locais as homenagens foram bem executadas com instalação de totens, fachadas externas que poderiam seguir como padrão na estância Turística de Santa Fé do Sul.

O Ginásio Esportivo da EE "Professor Itael de Mattos", segundo alguns familiares também recebeu o nome do Professor Moacir Carlos de Almeida, mas não expõe em sua fachada o nome do homenageado.

Veja alguns locais que recebem denominações altamente visiveis e que poderiam se tornar modêlos: