O Conselho de Prefeitos do Consórcio Público Intermunicipal da Região dos Grandes Lagos – CONSAGRA aprovou a prestação de contas exercício de 2015 em Assembléia realizada no início de março.
DESPESAS
PREVISÃO |
REALIZADAS |
SALDO ORÇAMENTÁRIO |
R$5.793.556,45 |
R$5.761.817,07 |
R$31.739,38 |
RECEITAS
PREVISÃO |
ARRECADADA |
SUPERÁVIT ARRECAD. |
R$5.793.556,45 |
R$6.151.001,17 |
R$357.444,72 |
RESULTADO ORÇAMENTÁRIO
SALDO POSITIVO DAS DESPESAS |
SUPERÁVIT ARRECAD. |
SUPERÁVIT ORÇAMENTÁRIO |
R$31.739,38 |
R$357.444,72 |
R$389.184,10 |
O percentual maior para a formação do superávit refere-se aos repasses do Ministério da Saúde em 2015 em razão da UPA de Santa Fé do Sul passar da condição de habilitada para a condição de qualificada.
O montante das despesas, no valor de R$5.761.817,07(cinco milhões setecentos e sessenta e um mil oitocentos e dezessete reais e sete centavos), foi utilizado da seguinte forma: despesas com pessoal (salários e obrigações patronais): R$1.336.096,33; contribuições à Santa Casa para pagamento de plantões à distância (especialidades médicas: R$575.629,55; material de consumo (oxigênio, alimentação, materiais hospitalares e medicamentos, material químico, material de expediente, processamento de dados, copa e cozinha, limpeza e produtos de higiene, manutenção de bens móveis e imóveis e outros): R$476.237,90; despesas de viagens e despesas miúdas: R$1.343,73; serviços técnicos profissionais, locação de softwares, manutenção e conservação de bens móveis e imóveis, energia elétrica, telefone, seleção, médicos, análise clinica, limpeza e conservação, publicidade legal e outros: R$ 3.326.909,14; aquisição de materiais permanentes como equipamentos de informática, aparelhos e equipamentos médicos, móveis e utensílios domésticos: R$ 3.653,50 e pagamento de precatório: R$ 41.946,92. Ainda com relação às despesas, vale destacar que no ano de 2015, o Consórcio repassou à Santa Casa de Misericórdia o valor total de R$ 1.225.874,54 para pagamento da manutenção do Banco de Sangue, transporte de pacientes, via UTI MÓVEL quando transferidos para outros centros de tratamento, pagamento de serviços de lavagem de roupa para a UPA e como dito antes, pagamento de despesas com plantões médicos à distância nas especialidades diversas.
Receitas
Para a formação do conjunto de receitas em doze meses, foram utilizados recursos financeiros dos municípios de Santa Fé do Sul no valor R$1.870.206,65; Três Fronteiras: R$375.464,59, Santa Rita D’Oeste R$111.063,39, Nova Canaã Paulista e Santa Clara D’Oeste, R$157.212,12 cada uma, Rubinéia repassou R$188.654,52l; Governo Federal, através do Ministério da Saúde:R$2.580.160,00;recebimento de dívidas de exercícios anteriores: R$480.559,89; Rendimentos de aplicações financeiras e outras receitas: R$ 230.467,89, totalizando R$6.151.001,17.
Além dos valores já expostos, os municípios de Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste e Três Fronteiras repassaram ao CONSAGRA, no exercício de 2015, recursos na forma de cessão de funcionários nos valores de R$224.231,56, R$77.591,13 e R$3.688,94, respectivamente, totalizando a importância de R$ 305.511,63..
Atendimentos
Foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento UPA – Regional de Santa Fé do Sul, no ano de 2015, 51.402 atendimentos, com média diária de 140,83 pacientes. Esses atendimentos foram realizados a pacientes dos municípios que compõe o CONSAGRA e pacientes de outras localidades em trânsito pela Comarca de Santa Fé do Sul, hoje sede do CONSÓRCIO. Os números de cada município foram:
Santa Fé do Sul |
35.608 |
Três Fronteiras |
5.398 |
Nova Canaã Paulista |
1.334 |
Rubinéia |
3.153 |
Santa Clara D’Oeste |
1.902 |
Santa Rita D’Oeste |
1.585 |
Outros Municípios |
2.422 |
TOTAL DE ATENDIMENTO |
51.402 |
Média diária |
140,83 |