12/11/2014 07h05 - Atualizado em 12/11/2014 07h05

Santa Fé do Sul / Prefeitura inicia preparação de área para construir novo cemitério

Local escolhido fica próximo ao Projeto Social Renascer e as futuras instalações do Curso de Agronomia

Maquinas e homens da Prefeitura de Santa Fé do Sul já estão trabalhando na construção do novo cemitério da cidade que ficará em uma área de trinta mil metros quadrados junto ao Projeto Renascer e há uma área que pertence a FUNEC que pretende utilizar para o curso de Engenharia Agronômica em 2015.

Já foram erradicados alguns pés de eucalipto do local e uma maquina já iniciou os trabalhos de terraplenagem do terreno. A prefeitura através da Secretaria de Obras também já perfurou alguns Poços de Monitoramento, para que a CETESB possa avaliar se haverá riscos ambientais na região com a construção do novo cemitério.

Segundo a Resolução Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 335, de 3 de abril de 2003, publicada no DOU no 101, de 28 de maio de 2003, no seu artigo 3º orienta que na fase de Licença Prévia do licenciamento ambiental, deverão ser apresentados, dentre outros, os seguintes documentos: localização tecnicamente identificada no município, com indicação de acessos, sistema viário, ocupação e benfeitorias no seu entorno, estudo demonstrando o nível máximo do aquífero freático (lençol freático), ao final da estação de maior precipitação pluviométrica; e sondagem mecânica para caracterização do subsolo em número adequado à área e características do terreno considerado.

A resolução proíbe a instalação de cemitérios em Áreas de Preservação Permanente ou em outras que exijam desmatamento de Mata Atlântica primária ou secundária em estágio médio ou avançado de regeneração, em terrenos predominantemente cársticos bem como naquelas que tenham seu uso restrito pela legislação vigente ressalvada as exceções legais previstas.

Quando foi votado o projeto que ampliava o perímetro urbano, com a possibilidade de destinar área de trinta mil metros quadrados do Projeto Renascer para a instalação do novo cemitérios os vereadores da oposição, Ronaldo Lima (DEM), Vaguinho Lopes (PMDB), Vaguinho da Saúde (PMDB) e Evandro Mura(PPS) tiveram o pedido de vista rejeitados no projeto de Expansão dos limites Urbanos do município de Santa Fé do Sul e votaram contra a Lei que expandiu o perímetro da cidade.

Para os vereadores do PMDB, DEM e PPS de acordo com o Plano Diretor da Cidade aquela área está na micro bacia hidrográfica do Córrego Cabeceira Comprida que é manancial de abastecimento de água. Segundo no Plano Diretor a micro bacia é um dos pontos de captação da água para abastecimento da cidade, sendo de grande importância para a manutenção da qualidade e quantidade do fornecimento de água tratável.

Os vereadores do bloco de situação alegaram que o projeto que estava em discussão era apenas para ampliação da área urbana do município, e que as discussões para a construção do Novo Cemitério para a cidade seria discutida em outra ocasião com a sociedade e com os vereadores, mas até o hoje nenhum projeto para a construção do novo cemitério ao lado do Projeto Renascer passou pela Câmara para apreciação dos nobres “representantes do povo”.

Segundo a Prefeitura no local não será construído um novo velório, e por tanto, será utilizado o atual que está localizado próximo ao Cemitério São João Batista. A prefeitura deverá realizar obras de pavimentação asfáltica para melhorar o acesso até o futuro cemitério municipal de Santa Fé do Sul.