10/10/2014 07h16 - Atualizado em 10/10/2014 09h07

Santa Fé do Sul / Presidente da Associação de Pisciculturoes sugere troca de equipamento

Após morte do Cabo Lourençon, diretor da APROPESC sugere uso de Talhas e Serra Elétrica

Depois do acidente que causou a morte do Piscicultor e Cabo da Polícia Militar Ambiental, Adelchi Fernando Lourençon, o presidente da APOPESC (Associação dos Produtores de Pescados) de Santa Fé do Sul e Região, Osvaldo Clovis Junior, informou que havia sugerido há alguns dias que fossem adotadas outras técnicas para retirada de troncos e galhos do fundo do reservatório durante a movimentação de tanques redes.

Essa movimentação dos tanques sé faz necessária devido à crise hídrica que baixou o nível do reservatório e a UHE de Ilha Solteira vem operando abaixo da cota permitida, que é de 323, hoje está operando na cota 319,7 cerca de quatro metros mais baixo. Os Tanques devem ser levados para áreas mais profundas para manter os peixes vivos.

Osvaldo Clovis Junior, disse que informalmente já havia sugerido a utilização de Talhas e Serras Elétricas para cortar troncos e galhos que estavam submersos e que nesta estiagem estão aparecendo acima do nível do rio.

Junior lembrou que fez o alerta depois que um funcionário de sua piscicultura também foi vítima durante a operação do equipamento “Saca Poita”, que também se soltou e causou ferimentos graves em uma das suas mãos.

Na próxima reunião da Aproesc, marcada para a semana que vem, o presidente irá oficializar a sugestão para que a associação compre esses equipamentos para evitar novos acidentes.

Junior lamentou a Morte de Lourençon, 34 anos, e afirmou que se o Operador Nacional do Sistema Elétrico estivesse operando na cota permitida, o rio não estaria nas atuais condições e os tanques não estariam sendo movimentados e os acidentes não estariam acontecendo.

Lourençon que completaria 15 anos de Policial Militar Ambiental morreu na noite de terça feira (7) em São José do Rio Preto no HB. Durante a tentativa de arrancar um tronco submerso, houve a ruptura de um parafuso do “Saca Poita” enquanto ele rodava uma catraca. Ao se soltar a peça atingiu sua cabeça causando um grave ferimento. Ele passou por cuidados médicos na Santa Casa de Santa Fé do Sul e depois foi transferido para São José do Rio Preto, mas não resistiu. Cabo Lourençon era casado e tinha uma filha de 1 ano e dez meses. O acidente aconteceu no Córrego da Estrada 21, por volta das 11h00m de terça feira (7). O sepultamento aconteceu na tarde de quarta feira (8) no cemitério São João Batista de Santa Fé do Sul