08/10/2019 09h59 - Atualizado em 08/10/2019 09h59

Santa Fé do Sul / Projeto Parque do Peixe vai ser protocolado nos próximos dias.

Associação Peixe SP já fala em realizar Aquishow 2020 na área pública no Bairro Águas Claras. Sindicato do Funcionário Público apresentou seu projeto
Nos próximos dias a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul deverá receber a íntegra do Projeto "Parque dos Peixes", que está sendo elaborado pela Associação dos Piscicultores em Águas Paulistas e da União e solicita a cessão de área publica para sua instalação. Após receber a documentação o Prefeito deverá encaminhar para a Câmara Municipal pedindo a autorização dos vereadores para decidir sobre a reivindicação. O Prefeito já recebeu uma segunda proposta, que foi protocolado pelo Sindicato do Servidor Publico Municipal, com sede em Jales, e que abrange 26 municípios, entre eles Santa Fé do Sul, onde se pretende construir uma área de lazer para atender cerca de cinco mil filiados da entidade que prevê atividades com as secretarias municipais e eventos o ano inteiro.
 
A área pretendida pelas entidades foi comprada pelo Prefeito Armando Rossafa Garcia em 2014 e custou R$850 mil, medindo 56,870 metros quadrados.
 
Projeto - Parque dos Peixes - Associação Peixe SP
O Presidente da Associação, Emerson Esteves, disse nesta terça-feira (8) que devido a complexidade e abrangência do Projeto Parque do do Peixe, ainda não foi protocolado na Prefeitura os documentos que apresentam em sua totalidade a ideia da Associação e, que irá englobar vários segmentos projetados como a Piscicultura, Aquicultura, Turismo, Repovoamento, Exposições, Feiras, Pesquisa, Educação Ambiental, Capacitação Profissional, etc... A Associação está reivindicando a cessão ou concessão de uso de área pública por tempo determinado no Bairro Águas Claras. "Não estamos pedindo doação de terreno, queremos dar utilidade a uma área que está ociosa ha vários anos no município", enfatizou o presidente da Peixe SP.

Mais uma vez, Emerson Esteves garante que "o Projeto vai contemplar toda a cadeia produtiva das águas, aquicultura, pesca profissional, pesca esportiva, turismo náutico, e pela complexidade, estamos sendo cautelosos e estamos elaborando com muito critério e de forma detalhada todas as etapas do Projeto, desde a sua idealização, cronogramas de construção das instalações físicas, captação de recursos, execuções de ações institucionais e até projetando os principais resultados e benefícios para todos os setores de abragência e principalmente para a Estância Turística de Santa Fé do Sul e toda a região. A Associação realizou três encontros públicos para apresentar a ideia para a população e aos vereadores e disponibilizou um link na internet para tirar dúvidas da população. https://parquedopeixe.com.br/ 
 
A PEIXE SP vai entregar o Projeto do Parque do Peixe com as especificações da estrutura física que ficará demonstrada através de um projeto em 3D, que está sendo elaborado por engenheiros e arquitetos, que está na fase final de elaboração e nos proximos dias será entregue ao Prefeito Ademir Maschio.

 
Aquishow Brasil 2020 poderá acontecer no local da proposta do Parque do Peixe
Emerson demonstra confiança que o Prefeito e os Vereadores estarão autorizando a utilização da área para a Instalação do Parque do Peixe, tanto que já vem anunciando a realização do Aquishow Brasil 2020 "Pé na Água", ou seja o evento vai acontecer as márgens do Rio Paraná, o que seria a grande inovação do evento do próximo ano. "Vamos aguardar a decisão do executivo e da câmara, e para 2020 pretendemos solicitar a permissão de uso do local para realizar o evento Aquishow Brasil, independente da decisão a ser tomada para a instalação do Parque do Peixe", disse Emerson que pretende pedir autorização para cessão de uso por 90 dias para organizar o evento do ano que vem que deverá ser um sucesso com várias inovações.
 
O Projeto também descreve a origem dos recursos para construção do Parque do Peixe, e segundo o Presidente Emerson Esteves estão previstas Parcerias Públicas privadas (PPP), Emendas Parlamentares, Convênios com Secretaria Nacional da Pesca e Aquicultura, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ministério do Turismo, e de eventos que serão realizados no local.

 
Proposta Área de Lazer Sindicato Servidores Municipais
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jales, já protocolou o pedido de doação da mesma área. A Entidade pretende a construir uma área de lazer voltada ao Servidor Público Municipal que segundo os propositores "atrairá anualmente milhares de pessoas, promovendo vários eventos durante todo o ano, gerando emprego e renda, fomentando a economia do Município".
 
O Sindicato com sede em Jales e subsede em Santa Fé do Sul, representa cerca de cinco mil sindicalizados e seus dependentes de 26 cidades da região que atinge aproximadamente 30 mil pessoas, considerandos os titulares e seus dependentes.
 
O Presidente da Entidade, José Luis Francisco relata no projeto que estão previstos a construção de 25 chalés com quarto, banheiro, cozinha, churrasqueira, mobiliado com capacidade de até 10 pessoas, além de 25 quiosques com churrasqueira, pia e mesa de alvenaria, duas piscinas adulto/infantil, parque infantil, quadra de área, quara poliesportiva coberta com capacidade para quatro mil pessoas, estacionamento, rampa para barcos e um pier, portaria e implantação de jardinagem e paisagismo completo. Na proposta do Sindicato também contempla a pareceria com as secretarias do município para a realização de atividades socioeducativas, esportivas e de lazer com crianças, adolescentes e idosos durante toda a semana e eventos diversos.
 
Atualmente estão filiadores servidores dos municípios de Santa Fé do Sul, Jales, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Mesópolis, Marinópolis, Meridiano, Nova Canaã Paulista, Palmeira d'Oeste, Paranapuã, Populina, Pontalinda, Rubineia, Santa Albertina, Santa Rita d'Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia,Valentim Gentil e Vitória Brasil. Em Santa Clara d'Oeste está em fase de implantação da subsede.